Pesquisa
Actualidade

70 anos Ferrari: do 125 S ao LaFerrari Aperta

14:28 - 13-03-2017
  80
70 anos Ferrari: do 125 S ao LaFerrari Aperta
70 anos Ferrari: do 125 S ao LaFerrari Aperta
A Ferrari preparou um longo calendário de festividades para celebrar os seus 70 anos. Tudo começou em 1947, mas o dia 12 de Março foi diferente: Enzo Ferrari testou pela primeira vez o 125 S equipado com um motor V12 com 1 500 cc projectado pelo engenheiro Gioacchino Colombo, com a ajuda de Giuseppe Busso e Luigi Bazzi. Foi o primeiro de três unidades produzidas.

Dois meses depois, a 11 de Maio, Franco Cortese estreou o 12 S em competição no circuito de Piacenza. Chegou a liderar a sua categoria mas abandonou com um problema na bomba de água. "Foi um insucesso muito prometedor", afirmou mais tarde Enzo Ferrari. Pouco tempo depois, a 20 de Maio, o mesmo piloto e o mesmo carro venceram o Grande Prémio de Roma, completando as 40 voltas ao circuito (136,7 km) à média de 88,5 km/h.

70 anos Ferrari: do 125 S ao LaFerrari Aperta


Na época, os modelos de competição eram desmontados e transformados. Por isso não há nenhum dos 125 S originais, mas em 1987, quando a Ferrari celebrou os 40 anos com a apresentação do F40, surgiu a ideia de realizar um modelo com base em todos os planos originais, guardados em Maranello.

Depois de 14.120 horas de trabalho, a equipa liderada pelo engenheiro Gianni Sighinolfi deu por concluída a sua missão. É essa "réplica original" que está patente no museu Enzo Ferrari em Modena.

Esta é apenas uma de um número infinito de "estórias" que fazem a história de 70 anos da Ferrari e por isso o LaFerrari Aperta pode ser visto como o embaixador deste aniversário, que vai ser recordado em 60 países com iniciativas para clientes e apaixonados pela marca.

Será uma "volta ao mundo" que terminará nos dias 9 e 10 de Setembro em Maranello. Mas há outras iniciativas como exposições e reuniões, para além da exposição "Driving with the Stars" patente no museu Enzo Ferrari, recordando personagens mediáticas de todos os tempos que não resistiram ao fascínio da Ferrari como é o caso de Jean-Paul Belmondo, Luciano Pavaroti ou Gordon Ramsay, para apontar apenas alguns.

70 anos Ferrari: do 125 S ao LaFerrari Aperta


Para recordar pessoas e modelos que marcam os 70 anos da Ferrari, foi criado o site www.ferrari70.com.
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.