BARCELONA. "AQUELA MÁQUINA" esteve na Catalunha durante a Primavera para conhecer a quinta geração do SEAT Ibiza – vimos como era e contámos como foi...
MOTORES DIESEL. O comprovado bloco 1.6 TDI passou a estar disponível no Ibiza com o sistema de redução selectivo de emissões (SCR) da segunda geração (tecnologia Blue), que neutraliza, tanto quanto possível, as partículas de NOX. Para isso, conta com um depósito suplementar de "AdBlue", cujo bocal está ao lado do utilizado pelo gasóleo.
Este TDI oferece potências de 80, 95 e 115 cv. Os dois motores menos potentes contam com uma caixa manual de cinco velocidades e em 2018 o bloco de 95 cv também pode contar com uma caixa automática DSG. A versão de 115 cv conta com uma caixa manual de seis velocidades.
AO VOLANTE. A rigidez estrutural da plataforma evita vibrações, potencia a segurança e garante um excelente comportamento em curva, impedindo o rolamento da carroçaria. É uma excelente notícia para aqueles que apreciam um estilo de condução mais agressivo e podem tirar partido da agilidade do Ibiza.
É certo que a nova geração é mais familiar do que desportiva e por isso perdeu as propostas de três portas, mas apesar desta opção temos de admitir que os engenheiros encontraram um excelente compromisso entre o conforto e o comportamento em estrada, que se mantém apesar do peso superior dos motores diesel.
Mas importa tomar partido no campo da opção gasolina ou diesel. Os portugueses pensam diesel, mas não podemos esquecer que o preço dos dois combustíveis está cada vez mais próximo e convém olhar para o custo de cada tipo de opções.
É certo que o motor a gasóleo tem mais potência a baixo regime. Também é verdade que é mais elástico nos regimes intermédios e todos reconhecem que é menos guloso. Mas se grande parte destes mitos são verdade, nem tudo é exactamente assim...
Guiámos o 1.0 de 95 cv e realizámos consumos na casa dos 6,7 litros/100 km, que rapidamente subiram com uma condução mais dinâmica. É assim com todos os motores deste tipo, mas é um bom registo. Com um motor 1.6 TDI, e com as vantagens já enunciadas, verificámos um consumo na casa dos 5,8/6,2litros ao 100 km. É atractivo...
Preço dos SEAT Ibiza TDI
Reference |
|
1.6 TDI 95 cv |
20.373 € |
Style |
|
1.6 TDI CR 95 cv caixa de 5V |
22.073 € |
1.6 TDI CR 95 cv DSG 7V |
23.473 € |
Xcellence |
|
1.6 TDI CR 95 cv caixa de 5V |
23.573 € |
1.6 TDI CR 95 cv DSG 7V |
24.973 € |
1.6 TDI CR 115 cv caixa de 6V |
24.194 € |
FR |
|
1.6 TDI CR caixa de 6V |
24.194 € |
1.6 TDI CR 95 cv DSG 7V |
25.068 € |