A BMW já desvendou o M4 GT4, a mais recente criação da BMW Motorsport que participa este fim-de-semana nas 24 Horas de Nurburgring. A marca de Munique fala num modelo com inúmeras evoluções e que vai custar 169 mil euros... antes de impostos!
O motor e a transmissão foram "roubados" ao mais civilizado M4 Coupé, mas herdou o assento e o sistema de travões (discos de 390 na frente e 355 mm atrás) do "irmão" BMW M6 GT3. Mas as influências deste M4 GT4 não terminam aqui, já que incorpora o capot em fibra de carbono que conhecemos do
M4 GTS.
Este material (também conhecido como CFRP – plástico reforçado com fibra de carbono) também está presente nas portas, no tejadilho, no aileron traseiro, no difusor dianteiro e no sistema de escape de competição.
O motor é um 3.0 litros de seis cilindros TwinPower turbo que debita 431 cv e é combinado com uma transmissão de dupla embraiagem e sete velocidades e um diferencial autoblocante mecânico.
Veja o BMW M4 GT4, a nova “arma” da BMW Motorsport
Mas como se trata de uma "máquina" para as pistas, este M4 GT4 conta com uma "gaiola" de segurança homologada pela FIA, um depósito de combustível de segurança (do tipo FT3) com capacidade para 125 litros, um sistema hidráulico para levantar o carro, barras estabilizadoras ajustáveis na dianteira e na traseira e amortecedores de competição Öhlins.
Agora, e depois de mais de 20 mil quilómetros de testes, o M4 GT4 prepara-se para encarar a sua primeira grande prova: 24 Horas no "Inferno Verde". Aos comandos deste M4 estarão Dirk Adorf, Ricky Collard, Jörg Weidinger (engenheiro de desenvolvimento) e Jethro Bovingdon (jornalista britânico).