O Porsche 919 Evo, a versão modificada do 919 que bateu o recorde da F1 no circuito de Spa-Francorchamps, fará a sua primeira aparição pública no próximo fim-de-semana nas 24 Horas de Nürburgring.
Ao seu lado, num fantástico Porsche 956 C estará Hans-Joachim Stuck, nome lendário dentro da "casa" de Estugarda que soma duas vitórias absolutas nas 24 Horas de Le Mans e três vitórias de categoria.
Recorde-se que esta versão, denominada "Evo", foi criada para perseguir vários recordes pelos principais circuitos do mundo, sendo que para isso não foi necessário obedecer aos rigorosos regulamentos técnicos do mundial de resistência (WEC). O resultado é um "monstro" capaz de chegar aos 359 km/h e que conta com um bloco de 2.0 litros V4 que debita 720 cv. Este sistema trabalha em conjunto com um motor eléctrico que acrescenta mais 450 cv para uma potência combinada bastante superior a 1000 cv.
Se a isto juntarmos o facto desta proposta pesar apenas 849 quilos, fruto da ausência dos vários sensores e sistemas electrónicos usados em corrida, grupos ópticos, sistema de ar-condicionado, macaco hidráulico e dos limpa pára-brisas, temos um automóvel "brutalmente impressionante", como referiu Neel Jani, piloto que bateu a marca registada por Lewis Hamilton na qualificação para o G.P. da Bélgica em F1 do ano passado (vídeo abaixo).
O recorde absoluto do circuito de Nürburgring Nordschleife continua a pertencer a Stefan Bellof e ao 956 C que fará companhia ao 919 Evo nesta volta de demonstração. No dia 28 de Maio de 1983 o piloto alemão registou um tempo de 6 minutos e 11,13 segundos durante os treinos para a corrida de 1000 quilómetros de Nordschleife.
Depois desta passagem pelo "Inferno Verde" o 919 Evo vai marcar presença no Festival de Velocidade de Goodwood, em Julho, em Brands Hatch, em Setembro, e em Laguna Seca, em Outubro.