Pesquisa
Actualidade

Porsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em Spa

17:51 - 09-04-2018
  132
Porsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em Spa
Porsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em SpaPorsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em Spa
Porsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em Spa

A Porsche deixou de lado o programa de resistência depois de três anos consecutivos a vencer em Le Mans. Mas agora, e numa altura em que cumpre o 70º aniversário, a marca de Estugarda quer despedir-se do 919 Hybrid LMP1 em festa e já bateu o recorde (não oficial) do circuito de Spa-Francorchamps, deixando para trás o tempo feito por Lewis Hamilton na "pole" do G.P. de Fórmula 1 do ano passado.

Neel Jani, antigo campeão do mundo de resistência, foi o escolhido para esta missão e estabeleceu um "tempo canhão" de 1 minutos e 41,770 segundos, contra os 1 m e 42,553 s com que Lewis Hamilton tinha alcançado a "pole position" no G.P. de 2017, até agora a marca mais rápida na configuração de 7.004 quilómetros do traçado belga.

O protótipo usado por Jani pode ser visto como uma evolução do 911 Hybrid com que a Porsche venceu as 24 Horas de Le Mans no ano passado, sendo que ao contrário do que acontece no WEC, este modelo não teve que respeitar nenhum regulamento técnico. Denominado 919 Evo, conta com uma asa traseira consideravelmente mais larga, um novo difusor dianteiro, sistema DRS na dianteira e na traseira, bastante mais potência e apoios aerodinâmicos laterais mais proeminentes.

O resultado é um "monstro" capaz de chegar aos 359 km/h de velocidade máxima e que conta com um bloco de 2.0 litros V4 que foi afinado para debitar qualquer coisa como 720 cv de potência, comparado com os cerca de 500 cv do propulsor a combustão do LMP1 do WEC. Também o sistema híbrido foi afinado, passando a debitar 40 cv de potência adicionais.

Além de um "boost" no motor, a Porsche também despiu este 919 ao máximo. O mesmo é dizer que só ficou aquilo que era necessário para fazer uma volta rápida. Foram retirados vários sensores, sistemas electrónicos usados em corrida, sistema de macaco hidráulico, grupos ópticos, ar-condicionado e, imagine-se, os limpa pára-brisas! O resultado foi uma poupança de 39 kg, com o peso seco desta proposta a cair para uns impressionantes 849 quilos.

"O 919 Evo é brutalmente impressionante", comentou Neel Jani. "É definitivamente o carro mais rápido que alguma vez conduzi. O nível de aderência está a uma dimensão completamente nova para mim, não conseguia imaginar isto até o sentir", acrescentou. "Não fomos apenas mais rápidos que a ‘pole-position’ da F1 em 2017. A volta de hoje foi 12 segundos mais rápida comparada com a nossa ‘pole’ do WEC no ano passado", disse. "Tivemos três dias muito intensos em Spa. Mas hoje soube logo na primeira volta pela manhã que a performance do carro estava incrível. Os engenheiros de corrida fizeram um excelente trabalho a afinar o carro e os pneus Michelin foram sensacionais", atirou.

Porsche 919 modificado bateu tempo de Hamilton na F1 em Spa

A próxima aparição deste 919 Evo está marcada para Maio, altura em que fará uma volta em Nurburgring. Contudo, já estão agendadas aparições no Festival de Velocidade de Goodwood, em Julho, em Brands Hatch, em Setembro, e em Laguna Seca, em Outubro.

Resta agora saber até quando vai este recorde durar. É que convém lembrar que a Fórmula 1 está de volta ao traçado de Spa-Francorchamps no final de Agosto (de 24 a 26) e que os monolugares deste ano estão bastante mais rápidos… Na primeira prova do ano, na Austrália, Lewis Hamilton chegou à "pole position" com um tempo de 1 m e 21,164 segundos, contra os 1 m e 22,188 segundos com que tinha feito a "pole" de 2017. E no Bahrain, no segundo Grande Prémio da época, Vettel chegou à "pole" com 1 m e 27.958 segundos, sendo que a "pole" de 2017 tinha sido estabelecida por Bottas com um tempo de 1 m e 28,769 segundos! É caso para dizer: a corrida está lançada!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.