A Porsche pode ter abandonado, no final do ano passado, a categoria principal do Mundial de Resistência (LMP1), encostando… ao museu os ultracompetitivos 919 Hybrid – três vitórias em Le Mans e três títulos mundiais de Marcas em quatro épocas! –, mas vai continuar na frente do pelotão do WEC e… pelas mãos de um piloto português! Porque a Porsche vai substituir a Audi como "safety car" oficial do campeonato de Resistência, mas Pedro Couceiro continuará a ser o seu piloto, continuando a merecer a confiança da FIA, pelo excelente trabalho realizado nas últimas temporadas.
"É um grande ‘maquinão’ não é?!", disse-nos Pedro Couceiro, visivelmente entusiasmado com o novo carro com que irá continuar a desempenhar a sua função de "pôr ordem" no extenso pelotão do Mundial de Resistência. "Estou ansioso pelo começou da Super Época do WEC e este lindíssimo 911 Turbo será a ferramenta ideal para a minha missão, como um Porsche é sempre… Vai ser um enorme prazer voltar a guiar oficialmente para uma marca que conheço tão bem". O 911 ocupou um lugar de destaque na carreira de Pedro Couceiro que competiu durante quatro anos (1998-2001) na Porsche Supercup, tendo depois guiado inúmeras vezes este modelo nas muitas competições de GT em que participou.
A marca alemã introduziu pequenas alterações para adaptar os seus carros à tarefa específica que terão de desempenhar, começando por montar bancos desportivos com cintos de seis apoios e as luzes que avisam os pilotos que seguem atrás do estado em que se encontra a pista. As suspensões foram otimizadas para utilização em pista e os carros contam com todo o sistema de comunicações necessário para estar em permanente controlo com a direcção de prova – mais um português, Eduardo Freitas! – e para estar por dentro do que se passa na corrida.
Além destes dois Porsche 911 Turbo "safety car", haverá mais três nas 24 Horas de Le Mans, devido à extensão do circuito. E a marca alemã vai ainda fornecer diversos outros carros que servirão como veículos médicos ou com outras funções de segurança. Na pista, embora não possa alinhar de forma assumidamente oficial, a Porsche participa na classe GT Pro com os 911 RSR que têm a característica de ter o motor colocado um pouco mais à frente do que é habitual, em posição central-traseira.