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Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!

12:03 - 06-04-2018
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Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!
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Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!

A Porsche pode ter abandonado, no final do ano passado, a categoria principal do Mundial de Resistência (LMP1), encostando… ao museu os ultracompetitivos 919 Hybrid – três vitórias em Le Mans e três títulos mundiais de Marcas em quatro épocas! –, mas vai continuar na frente do pelotão do WEC e… pelas mãos de um piloto português! Porque a Porsche vai substituir a Audi como "safety car" oficial do campeonato de Resistência, mas Pedro Couceiro continuará a ser o seu piloto, continuando a merecer a confiança da FIA, pelo excelente trabalho realizado nas últimas temporadas.

Em tempo de comemoração do seu 70.º aniversário, a Porsche assinou um contrato até 2020 para ser o "safety car" daquele campeonato e, por consequência, também das 24 Horas de Le Mans, tomando o lugar da Audi, "prima" dentro do Grupo VW. E estreia-se logo naquela que é denominada a Super Época do WEC que vai começar no início de Maio, com as 6 Horas de Spa, só terminando em Junho… de 2019, com a segunda edição no mesmo campeonato das 24 Horas de Le Mans! O carro escolhido foi, obviamente, o 911 Turbo, tendo a Porsche preparado dois carros, um como "safety car" para Pedro Couceiro, o outro para ser guiado por Yannick Dalmas que liderará o pelotão antes das partidas lançadas.

"É um grande ‘maquinão’ não é?!", disse-nos Pedro Couceiro, visivelmente entusiasmado com o novo carro com que irá continuar a desempenhar a sua função de "pôr ordem" no extenso pelotão do Mundial de Resistência. "Estou ansioso pelo começou da Super Época do WEC e este lindíssimo 911 Turbo será a ferramenta ideal para a minha missão, como um Porsche é sempre… Vai ser um enorme prazer voltar a guiar oficialmente para uma marca que conheço tão bem". O 911 ocupou um lugar de destaque na carreira de Pedro Couceiro que competiu durante quatro anos (1998-2001) na Porsche Supercup, tendo depois guiado inúmeras vezes este modelo nas muitas competições de GT em que participou.

Agora é o reencontro com um 911 muito especial. Não que tenha tido grandes transformações mecânicas, trata-se, afinal, de um 911 Turbo praticamente de série (embora com o "pack" Sport Chrono) mas que já tem um enorme poderio, com os 540 cv extraídos do motor "boxer" biturbo de seis cilindros e 3,8 litros a permitirem aceleração até aos 100 km/h em 3s, para uma velocidade máxima de 320 km/h. Terá até travões de aço, prescindindo dos discos carbocerâmicos que a Porsche oferece na sua lista de opcionais.

A marca alemã introduziu pequenas alterações para adaptar os seus carros à tarefa específica que terão de desempenhar, começando por montar bancos desportivos com cintos de seis apoios e as luzes que avisam os pilotos que seguem atrás do estado em que se encontra a pista. As suspensões foram otimizadas para utilização em pista e os carros contam com todo o sistema de comunicações necessário para estar em permanente controlo com a direcção de prova – mais um português, Eduardo Freitas! – e para estar por dentro do que se passa na corrida.

Porsche mantém-se "na frente" do WEC, com Couceiro ao volante!

Além destes dois Porsche 911 Turbo "safety car", haverá mais três nas 24 Horas de Le Mans, devido à extensão do circuito. E a marca alemã vai ainda fornecer diversos outros carros que servirão como veículos médicos ou com outras funções de segurança. Na pista, embora não possa alinhar de forma assumidamente oficial, a Porsche participa na classe GT Pro com os 911 RSR que têm a característica de ter o motor colocado um pouco mais à frente do que é habitual, em posição central-traseira.

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