Já começou a contagem decrescente para o
Dakar 2017, que tem início a 2 de Janeiro de 2017 em Asunción, no Paraguai, e a X-raid quer provar que o passado ainda tem futuro na grande maratona.
Os Mini All4 Racing estiveram imbatíveis entre 2012 e 2015, mas se a sua fiabilidade é incontestável, a alteração dos regulamentos técnicos deu alguma vantagem à "fórmula buggy" de duas rodas motrizes, como ficou provado com a vitória do Peugeot 2008 DKR de Stéphane Peterhansel, na última edição.
É certo que a evolução do protótipo da Peugeot deu origem ao
novo 3008 DKR. Também é verdade que a Toyota adaptou a sua Pick up
Hilux a uma versão 4x2 e a própria X-raid acolheu o buggy de Mohamed Abu Issa, o que poderá ser o "Plano B" para o futuro da equipa de Sven Quandt. Mas os 4x4 ainda podem ter uma palavra a dizer e a X-raid esteve em Marrocos com os Mini All4 Racing de Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk, Mikko Hirvonen /Michel Périn, Orlando Terranova/Paulo Fiúza, Kuba Przygonski/Tom Colsoul e Boris Garafulic/Filipe Palmeiro, e com o buggy de Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk, para prepararem o Rali de Marrocos, que se disputa de 2 a 7 de Outubro, numa extensão de 1 885 km, 1 317 km dos quais cronometrados.
A Peugeot também vai estar presente em Marrocos com Carlos Sainz, ao volante do novo 3008 DKR, e Cyril Deprès, com um 2008 DKR, e o confronto entre os franceses e a equipa alemã pode dar excelentes indicações sobre o potencial de cada equipa no Dakar 2017.