Pesquisa
Desporto

Dakar: Toyota aposta numa Hilux-Buggy

08:12 - 17-09-2016
  4
Dakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-Buggy
Dakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-BuggyDakar: Toyota aposta numa Hilux-Buggy
Já começou a contagem decrescente para o Dakar 2017 e vão sendo conhecidos detalhes sobre as equipas que surgem na luta pela vitória, e a Toyota Gazoo Racing South Africa talvez seja a grande surpresa. Não pelo facto de apostar numa Hilux, mas por ter abandonado a tracção total permanente em favor de protótipos de tracção traseira, com o motor colocado no centro do chassis, de acordo com o regulamento técnico dos "buggy", apesar da equipa nunca falar em "buggies".

"O novo carro está conforme com os regulamentos técnicos da FIA e da ASO, o organizador do Dakar"
, afirmou Glyn Hall, o responsável pela Toyota Gazoo Racing SA.. "Pudemos reduzir o peso da Hilux de 1 915 para 1 300 kg, utilizar pneus mais largos [940 mm do diâmetro], ter mais curso de suspensão e utilizar um sistema de enchimento/vazamento dos pneus em andamento".

Em termos da mecânica, "vamos usar grande parte dos elementos que utilizámos nas anteriores Hilux 4x4, nomeadamente o motor V8, que vai contar com um limitador de admissão de ar com 38 mm, permitindo poder respirar melhor a grande altitude. Para além disso, o regulamento dos 4x2 permite alterar a posição de diversos órgãos, o que contribui para melhorar a repartição de massas".

A Toyota aposta forte na nova Hulix EVO e garantiu a presença de Nasser Al-Attiyah entre os seis pilotos com maior ou menor apoio oficial. A vitória na grande maratona fora-de-estrada é uma espinha atravessada na garganta da marca japonesa e a presença do vencedor em 2011 e 2015 poderá ser uma ajuda importante numa equipa onde voltam a surgir Giniel de Villiers e Leeroy Poulter.

"Nasser ficou satisfeito com o desempenho da Toyota Hilux (...). A sua experiência e os seus conselhos são muitos importantes para definirmos as especificações para o carro que vamos levar ao Dakar", acrescentou Glyn Hall.

Antes do início do Dakar 2017, agendado para 2 de Fevereiro em Asunción, no Paraguai, a equipa vai realizar várias sessões de testes. Nos últimos anos este trabalho tem sido confiado aos belgas da Overdrive, mas sobre este assunto não há qualquer confirmação sobre a forma como vão decorrer os trabalhos de preparação para a grande maratona.

Nasser Al-Attiyah no Dakar
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.