Pesquisa
Desporto

Citroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu Dhabi

18:07 - 21-12-2016
  20
Citroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu Dhabi
Citroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu DhabiCitroën mostrou o C3 WRC para 2017 em Abu Dhabi

A Citroën acaba de apresentar em Abu Dhabi o novo C3 WRC, que fará a sua estreia no mundial de ralis já no próximo mês de Janeiro, no Rali de Monte Carlo.

Feito com base no novo Citroën C3, há muito que era conhecida a forma da máquina que marca o regresso da marca francesa ao WRC enquanto equipa oficial. Porém, só esta quarta-feira ficámos a conhecer a sua decoração definitiva e os objectivos da equipa para a nova temporada.

"Queremos ganhar provas de um modeo regular, frente aos nossos concorrentes. Em seguida, em 2018, pretendemos trazer para casa pelo menos um título mundial", afirmou Yves Matton, o "patrão" da equipa francesa.

Os regulamentos para a próxima temporada abriram margem para que os engenheiros pudessem explorar melhor a vertente aerodinâmica e isso deu origem a veículos mais eficientes e com um "look" mais agressivo.

E a enorme asa traseira deste C3 WRC é exemplo disso mesmo, garantindo um maior apoio aerodinâmico e, com isso, uma maior aderência. É, por isso, de esperar carros mais rápidos e mais espectaculares para a nova temporada.

Na dianteira, o destaque vai para o "spoiler", que também foi pensado para gerar elevadas cargas aerodinâmicas. A carroçaria foi alargada em 55 mm face a um C3 "convencional" e se tivermos em conta o comprimento, também registamos um aumento de 16 cm face à versão que encontramos nas estradas.

Mas as preocupações com os detalhes não se ficam por aqui. Na lateral, as entradas de ar são utilizadas para arrefecer os travões. Por seu turno, o difusor traseiro foi cuidadosamente desenvolvido para oferecer ainda mais força-descendente e "expulsar" o fluxo de ar que passa debaixo do "chassis" e o pára-choques traseiro foi desenvolvido de forma a aumentar a "expulsão" de gravilha e neve nas superfícies soltas.

No que a "performances" diz respeito, é notória uma melhoria face ao seu antecessor, muito por culpa do novo regulamento, que deu liberdade aos engenheiros para criarem máquinas mais leves. Este novo C3 WRC apresenta um rácio kg/cv de 3,1 kg por cada cv, uma melhoria face aos 3,8 kg por cada cv da versão anterior.

A potência total está fixada nos 380 cv (mais 20 por cento do que o seu antecessor) e o binário máximo nos 400 Nm, provenientes de um motor de 1,6 litros de quatro cilindros turbo.

Recorde-se que este modelo chega à primeira etapa do mundial com cerca de 9500 quilómetros de testes somados, num total de aproximadamente sete meses de desenvolvimento.

Para a temporada de 2017 a equipa Citroën Total Abu Dhabi WRT poderá inscrever entre duas a quatro das seguintes dupla: Kris Meeke/Paul Nagle, Craig Breen/Scott Martin, Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau e Sheikh Khalid Al Qassimi/Chris Patterson.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.