O TT RS é um nova referência ao nível dos desportivos e tanto o
coupé como o roadster, com o novo motor 2.5 TFSI de 400 cv de potência, fazem a diferença ao nível do segmento.
Estes modelos começaram a ser produzidos na fábrica de Gyor, na Hungria, uma moderna unidade industrial localizada a 630 km de Ingolstadt, a sede da marca alemã, numa região onde a Hungria, a República Checa e a Áustria se encontram. Para além dos TT, são ali produzidos os A3 Sedan e Cabrio.
O processo produtivo implantado em Gyor mostra os padrões de qualidade da marca alemã, num processo onde a modernidade eficaz da robótica é compatibilizada com a experiência da mão de obra humana. As tarefas mais duras são realizadas por máquinas, como o casamento entre a mecânica e o chassis, mas todo o controlo de qualidade, como a medida das juntas ou o polimento da pintura de todos os modelos que saem da linha de montagem, é realizado por pessoal experiente.
A qualidade de construção acaba por ir ao encontro de modelos que fazem a diferença ao nível das performances. O novo TT RS Coupé é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e o roadster, mais pesado devido aos reforços estruturais, apenas perde dois décimos de segundo. Este resultado é tanto mais significativo quanto há 90 kg de diferença entre o Coupé (1 440 kg) e o Roadster (1 530 kg), um valor significativo.
Não deixa de ser curioso pensar que estamos a falar em termos de performances puras e estes valores são mais favoráveis do que os anunciados para a primeira geração do Audi R8 V10.