A futuro da iluminação nos automóveis
passa pelo laser, mas se essa tecnologia ainda é cara, há novidades que podem fazer a ponte ente o passado e o futuro.
O sistema Intellilux da Opel é uma dessa propostas. Surgiu no Astra e vai estar disponível na nova geração do monovolume Zafira. Tem por base a tecnologia LED e utiliza 16 elementos (oito de cada lado do veículo), tendo a capacidade de adaptar a intensidade, distribuição e distância, de acordo com as circunstâncias de cada momento. Funciona em paralelo com uma câmara capaz de detectar outros veículos para evitar o encandeamento.
Assim que o veículo deixa uma zona urbana o sistema liga-se automaticamente, maximizando a iluminação da estrada e distribuindo o foco luminoso de acordo com o traçado. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da cidade alemã Darmstadt, ficou demonstrado que graças ao sistema Intellilux, a uma velocidade até aos 80 km/h, os condutores são capazes de detectar objectos 30 a 40 metros antes do que com um sistema de
luzes de Xénon convencionais. Isto garante cerca de mais 1,5 segundos para reagir.
Quando é detectado um veículo em sentido contrário, alguns dos segmentos LED do sistema são desactivados para evitar o encandeamento, mantendo a potência da iluminação nas zonas que não afectem o outro condutor.
Quem conduza um Opel equipado com o sistema Intellilux percebe rapidamente as suas vantagens. Só é pena que ainda seja um opcional para a maioria dos modelos da gama da marca de Russelsheim.