É um feito que merece ser celebrado para um carro movido a electrões, e que foi devidamente certificado pelo Guinness World Records.
Um pequeno carro eléctrico desenvolvido por uma equipa de estudantes alemães pulverizou o recorde mundial dos zero aos 100 km/hora com uns incríveis 1,416 segundos.
O pequeno "foguete" sobre rodas chama-se E0711-11 EVO e foi desenvolvido pela GreenTeam da Universidade de Estugarda.
Acelerar em linha recta requer potência, tracção e o mínimo de peso possível, e foi precisamente o que a vintena de universitários conseguiu.
O bólide pesa apenas 145 quilos graças ao uso intenso da fibra de carbono na sua construção, e e desenvolve uma potência de 180 kW (245 cv), o que equivale a um rácio de 1,69 cv por quilo.
A relação potência-peso é a melhor face a um hiper desportivo ou mesmo a um Fórmula 1, por isso não é uma surpresa que desenvolva uma força até 2,5 G na aceleração.
Toda esta força é passada ao solo através de um motor eléctrico por cada uma das quatro rodas, com os pneus a terem de ser previamente aquecidos antes de cada corrida.
Os 1,416 segundos conseguidos pelo E0711-11 EVO a 23 de Setembro, na pista de ensaios da Bosch em Renningen, são apenas menos 0,097 segundos do recorde anterior.
A anterior marca de 1,513 segundos foi conseguida em 2016, na Suíça, pelos rivais da AMZ Racing que competem também na Formula Student.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?