A nova linha Laurin & Klement completa a gama do Skoda Enyaq nas variantes SUV e SUV coupé.
Distinguidos com o nome dos fundadores Václav Laurin e Václav Klement da marca checa, ambos ganham novos pormenores estéticos, e equipamento de série mais rico.
A reter é mesmo a integração de um novo conjunto de bateria e de motor que aumenta a potência e a autonomia, e reduz os tempos de carregamento.
A Skoda alargou a gama Enyaq com as versões L&K 85 com tracção traseira, e L&K 85x com tracção integral.
Em estreia está o novo sistema motriz com uma potência acrescida de 210 kW (286 cv), que pode ser activada durante um período máximo de 30 segundos.
Os zero aos 100 km/hora são cumpridos em 6,7 segundos, "retirando" quase dois segundos à aceleração do Enyaq iV 80 com tracção atrás.
O mesmo sucede com o SUV coupé L&K 85x com tracção integral, demorando menos meio segundo para atingir aquela velocidade.
A velocidade máxima para ambos os modelos também foi estendida aos 180 km/hora, mais 20 km/hora em relação aos iV 80 e iV 80x.
E, para cortar a ansiedade eléctrica, a autonomia da bateria de 82 kWh foi alargada até aos 570 quilómetros para o L&K 85 e 550 quilómetros para o L&K 85x.
A curva de carga da bateria foi optimizada, de maneira a reduzir o tempo de carregamento de dez a 80% a 135 kW.
A ajudar neste desempenho está a estreia do novo software ME4, que será incluído em todos os modelos da gama fabricados a partir do final deste ano.
Entre as melhorias e novas funcionalidades está a função de pré-aquecimento da bateria para acelerar o recarregamento.
Quer o SUV, quer o SUV coupé distinguem-se de imediato pelos detalhes Platinum Grey nos pára-choques específicos de ambos os modelos.
O mesmo tom está presente no difusor e nos retrovisores enquanto as saídas laterais são pintadas na cor da carroçaria.
Já as molduras das janelas e as grelhas de tejadilho têm acabamento cromado, o mesmo sucedendo com a grelha Face Cristal iluminada por 131 LEDs.
O equipamento de série compreende faróis LED matrizes e farolins LED, com os vidros laterais e traseiro a serem escurecidos.
O conjunto assenta em jantes em liga leve de 20 polegadas, que são específicas para esta versão, sendo dada a opção por rodas de 21 polegadas.
A estética exterior é ainda realçada pelo símbolo L&K nos guarda-lamas dianteiros, pela inscrição do modelo no porta-bagagens.
Outra novidade é a "extinção" do sufixo iV para uniformizar o Enyaq com os futuros "eléctricos" da Skoda.
Para decorar o interior do Enyaq, é proposta de série a linha L&K Shell com estofos em pele bege, sendo opcional a L&K Black em pele preta.
Também exclusivos desta nova linha são os bancos dianteiros com funções de regulação, ventilação e massagem de série, e os pedais em alumínio.
Igual para toda a gama Enyaq L&K é a nova versão de software para o sistema de infoentretenimento com um interface melhorado.
Os menus reflectem as cores que marcam a nova identidade corporativa da marca, assim como no cockpit virtual e no visor head-up.
A facilitar o acesso às funções personalizáveis do ecrã multimédia estão três botões tácteis, sem esquecer os atalhos favoritos para controlar as mais usadas.
A luz de presença nas portas dianteiras é nova e os projectores LED dos retrovisores exibem agora o logótipo Welcome em vez de Skoda no chão.
Outra nova funcionalidade é o sistema Kessy, que tranca automaticamente as portas quando o condutor se afasta e o confirma com um alerta acústico.
Desconhecidos são os preços das novas versões SUV e SUV coupé para o nosso país, assim como a data de chegada aos concessionários.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?