"Este pode ser o primeiro anúncio de um carro a ser escrito, realizado e editado totalmente em casa", explica a Memac Ogilvy na sua mais recente campanha publicitária.
A história conta-se em poucas linhas e tem a pandemia do Covid-19 como pano de fundo: a subsidiária da Honda nos Emirados Árabes Unidos recrutou a agência de publicidade para produzir um vídeo promocional do Honda Civic.
O anúncio arranca como tantos outros que tem como objecto um carro, com a câmara a destacar os pontos fortes da berlina japonesa.
Carro em movimento e apercebemo-nos que o Civic está a circular dentro de casa.
Uma mão a fechar a porta revela que o carro é, afinal, apenas uma miniatura! O vídeo termina com a frase "Até conduzirmos de novo fique em casa (#StayHome)".
Significa isto que estar confinado em casa não é sinónimo de que o nosso cérebro fique congelado e sem ideias.
De uma forma simples, é possível fazer um anúncio original com poucos meios, como o que a multinacional de comunicação realizou.
Ao portal Ad Week, o executivo Amin Soltani explicou que a agência pediu "emprestado" a miniatura ao filho de um quadro da Honda sediada no Dubai.
Ataram um fio "invisível" ao carro e foram-no puxando pela sala enquanto várias câmaras o captavam em movimento.
O director do vídeo até filmou o mini Honda Civic a passar por baixo de um sofá, como se estivesse dentro de um túnel, e usou livros para criar a ilusão de arranha-céus. O resultado final é fantástico!