Pesquisa
Lamborghini estreia V8 híbrido ensurdecedor para substituto do Huracán

Há um novo Lamborghini a caminho para substituir o Huracán e juntar-se à linha híbrida High Performance Electrified Vehicle (HPEV).

Apresentado com o código LB634, embora tudo aponte para que seja baptizado como Temerario, o super desportivo equipará um V8 biturbo combinado com três motores eléctricos.

Ao sistema híbrido está associado a mesma caixa automática de oito relações com dupla embraiagem que o Revuelto estreou.

800 cv selvagens

LB634 é o nome de código do futuro super desportivo que, muito em breve, irá substituir o Lamborghini Huracán.

Com a nova proposta a ser conhecida apenas no Verão, a marca do minotauro optou por revelar o V8 biturbo híbrido plug-in que irá substituir o V10 atmosférico que também é partilhado com o Audi R8.

Aparentemente menos exclusivo do que a motorização que alimenta o Lamborghini Revuelto, mesmo assim o novo sistema motriz tem reservadas algumas surpresas a ter em conta.

Com 4.0 litros de cilindrada, a potência combinada chega aos 800 cv (200 cv por litro) entre as 9.000 e 9.750 rotações por minuto, com o regime máximo de funcionamento a atingir as 10.000 rpm.

O binário máximo de 730 Nm é conseguido entre as 4.000 e as 7.000 rpm, com uma progressão ao nível de um motor de competição graças à perfeita integração das unidades eléctricas com o propulsor térmico.

Em termos comparativos, basta dizer que o V10 atmosférico dos Huracán STJ e STO desenvolve 640 cv às 8.000 rpm, para depois ser "cortado" às 8.700 rpm, o que por si só são já valores estratosféricos.

Boas emoções asseguradas

O sistema eléctrico traseiro, que inclui o inversor e a unidade eléctrica axial, está montado entre o motor de combustão e a caixa automática de oito velocidades com dupla embraiagem.

Foi concebido para gerar elevados valores de binário e potência, com um máximo de 300 Nm e 110 kW (150 cv) às 3500 rpm, apesar da sua dimensão compacta e peso reduzido.

Infelizmente, a Lamborghini não detalha as características dos dois propulsores eléctricos alimentam as rodas dianteiras, nem mesmo da bateria.

No Revuelto, cada um desses motores debita 110 kW (150 cv) e 350 Nm, a que se soma um acumulador de 3,8 kWh que pode ser recarregado em corrente alternada ou através do motor térmico.

Elemento crucial no processo de concepção foi definir a sonoridade do novo V8 biturbo com um carácter único e distinto, para transmitir ao condutor as melhores emoções.

Sublinha-se a intensificação da banda sonora num crescendo em que, a altas rotações, atinge o "pico" em termos de volume e de frequência.

Harmonizada com as vibrações transmitidas ao chassis pela cambota plana, é criada uma experiência sensorial envolvente.

O lançamento do Lamborghini LN634, que poderá ser baptizado como Temerario, está agendado para este Verão, podendo ser um dos protagonistas do concurso de elegância de Pebble Beach em Agosto.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.