É o modelo mais pequeno da Lexus mas tem todos os atributos de que precisa para vencer no competitivo segmento dos SUV urbanos.
O LBX traz como cartão-de-visita o facto de ser o primeiro modelo da insígnia japonesa concebido propositadamente para o mercado europeu.
Com 4,19 metros de comprimento, o crossover beneficia de um único sistema motriz híbrido capaz de desenvolver 136 cv e 185 Nm.
O crossover já tem preços para o nosso país e pode ser encomendado no portal da marca, com as entregas previstas para o primeiro trimestre de 2024.
As proporções do LBX são em tudo semelhantes às do Toyota Yaris Cross ou não fosse ele construído sobre a plataforma GA-B com as devidas alterações.
Ao contrário de outras propostas da Lexus, a grelha frontal já não é dominante enquanto a traseira ganha um arranjo diferenciado do "primo" do grupo nipónico.
E, a reforçar a jovialidade do crossover, são propostas nove cores sólidas, a que se somam opções bicolores com o tejadilho em preto.
Os 4,19 metros de comprimento e 2,58 metros de distância entre eixos asseguram a bordo um conforto de bom nível para um SUV urbano.
Peca apenas pelo tamanho do porta-bagagens, com uma capacidade de 332 litros.
À escolha estão seis níveis de equipamento – LBX, Elegant, Emotion, Relax, Cool e Cool+ –, que a marca define como "atmosferas".
Podem ser escolhidos diferentes materiais e cores para os estofos dos bancos e revestimentos dos painéis das portas.
Releva-se a ausência de qualquer tipo de pele, mesmo no volante, o que não impede o LBX de apresentar um bom nível na qualidade dos acabamentos.
O interior muito moderno é caracterizado pelo painel de instrumentos de 12,3 polegadas (sete polegadas na versão de entrada) atrás do volante.
O sistema Lexus Link Connect de infoentretenimento inclui navegação online e admite actualizações remotas.
O sistema Hey Lexus, que compreende ordens de comando em voz natural, permite aceder a diversas funções do veículo.
Em termos de segurança e assistência ao condutor, beneficia dos mais evoluídos dispositivos incluídos na última geração do Lexus Safety System +.
O Lexus LBX proposto com um sistema híbrido alia o motor eléctrico e a bateria auto-recarregável de nova geração a um bloco atmosférico de 1.5 litros.
Os 136 cv e 185 Nm combinados são passados às rodas dianteiras através de uma caixa automática E-CVT.
Os zero aos 100 km/hora cumprem-se em 9,2 segundos e os consumos combinados andam em redor dos 4,7 litros por cada centena de quilómetros.
Já foram revelados os preços para o crossover, que pode ser encomendado no portal nacional da marca.
As entregas dos primeiros exemplares estão previstas para o primeiro trimestre de 2024.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?