Pesquisa
JLR afina estratégia 'Reimagine' e abre encomendas para Range Rover 100% eléctrico no final do ano

A Jaguar Land Rover (JLR) vai abrir no final deste ano as pré-encomendas para o primeiro Range Rover totalmente eléctrico.

O primeiro SUV compacto de luxo moderno da nova geração de "eléctricos" da construtora britânica será lançado em 2025 sobre a nova plataforma EMA.

A novidade foi avançada esta segunda-feira à comunicação social pelo director executivo da construtora em Gaydon, Reino Unido.

O novo modelo 100% eléctrico será produzido em Halewood, actualmente a ser convertida numa instalação fabril totalmente electrificada.

Transição eléctrica

Adrian Mardell reafirmou o compromisso da JLR com a estratégia Reimagine para a reposicionar como um fabricante de automóveis eléctricos de luxo até 2030.

"Estamos a acelerar a nossa viagem de electrificação com duas etapas", sublinhou o responsável da construtora.

"Transformar as nossas fábricas do Reino Unido em centros totalmente eléctricos, e converter a nossa arquitectura SUV de tamanho médio de nova geração num modelo totalmente eléctrico".

Este investimento irá permitir desenvolver novas competências e reforçar "o nosso compromisso em atingir a neutralidade carbónica até 2039".

O novo Range Rover eléctrico é o primeiro exemplo da transição da JLR para a electromobilidade.

O investimento de 15 mil milhões de libras (quase 17 mil milhões de euros) irá incidir, para além da instalação de Halewood, na reconversão do Centro de Produção de Motores em Wolverhampton.

É nesta fábrica que actualmente são produzidos os motores Ingenium de combustão interna.

A instalação, que será renomeada Centro de Produção de Propulsão Eléctrica, irá produzir propulsores e baterias para os veículos JLR da nova geração.

O investimento engloba ainda o desenvolvimento de tecnologias autónomas e digitais, assim como a inteligência artificial e as competências dos trabalhadores.

Jaguar 100% eléctrico em 2025

Em paralelo à plataforma EMA irá manter-se a arquitectura modular longitudinal flexível (MLA).

É sobre essa plataforma que actualmente são construídos os Range Rover e Range Rover Sport, com opções de motores 100% térmicos e híbridos plug-in.

Entretanto, a JLR anunciou ainda que o primeiro de três novos Jaguar eléctricos será um Gran Tourer de quatro portas.

O desportivo irá ser produzido na fábrica de Solihull sobre a nova plataforma eléctrica JEA.

Com uma potência superior a qualquer outro modelo da marca, terá uma autonomia até 700 quilómetros e preços a partir de 110 mil euros.

Até ao final deste ano serão revelados mais detalhes sobre os três novos Jaguar, com o trio a ser totalmente revelado em 2024, antes da comercialização em 2025.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.