Pesquisa
Condução autónoma de nível 3: Drive Pilot da Mercedes já está à venda

A Mercedes já deu o tiro de partida para a comercialização do seu sistema de condução semi-autónoma de nível 3 em dois dos seus modelos.

Como tecnologia de última geração que é, será primeiro proposta no topo de gama Classe S e no seu homónimo eléctrico EQS.

Ambos vão poder integrar, como opção, o sistema Drive Pilot, que a própria insígnia alemã define como condução autónoma condicionada.

O automóvel será capaz de auto-conduzir-se em situações de tráfego intenso ou em troços de auto-estrada a uma velocidade máxima de 60 km/hora.

Após activado, o Drive Pilot controla a velocidade do veículo e a respectiva distância para os outros que o rodeiam na sua faixa.

O perfil e os eventos ao longo do percurso, assim como os sinais de trânsito, são analisados pelos sensores e tomados em consideração.

O Drive Pilot está igualmente concebido para reagir a situações de tráfego inesperadas e, sem a intervenção do condutor, executar manobras evasivas.

O sistema baseia-se na tecnologia de detecção incluído no pacote de assistência à condução, e inclui sensores adicionais indispensáveis para uma operação segura.

No entanto, o condutor está obrigado a manter-se atento às condições do trânsito, de maneira a recuperar o controlo da viatura a qualquer momento.

Com esta tecnologia, todos os sistemas do veículo são redundantes, o que significa que travões, direcção, motor, sensores e bateria, assim como os algoritmos usados para realizar os cálculos são todos duplicados.

Dessa forma, caso algum dos elementos falhe, um backup entra de imediato em acção para que não ocorram imprevistos.

Sempre que necessário, é enviado um alerta ao condutor para assumir o controlo da viatura e, caso não o faça em dez segundos, será o próprio Drive Pilot a imobilizá-la em segurança.

Recorde-se que a Alemanha foi um dos primeiros países a incluir a condução autónoma na legislação rodoviária.

Em 2017, introduziu o nível 3 de condução semi-autónoma na lei, e em 2021 entrou em vigor a norma para a sua homologação técnica.

A Mercedes espera obter, até ao final do ano, a homologação do sistema para os estados americanos da Califórnia e o Nevada.

Na Europa, embora o quadro regulatório geral seja estabelecido pela União Europeia, é cada Estado-membro que o regulamenta.

As encomendas para o Drive Pilot abrem terça-feira na Alemanha, custando esta opção 5.000 euros para o Mercedes Classe S, e 7.430 euros para o Mercedes EQS.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.