"Um final espectacular para uma linha de sangue icónica". A Aston Martin não está com meias medidas na apresentação do seu derradeiro super desportivo.
Revelado ao mundo esta quarta-feira, o V12 Vantage é o mais rápido e potente alguma vez construído desta gama exclusiva limitada a 333 exemplares.
São 700 cv de potência e 753 Nm de binário máximos debitados pelo bloco V12 biturbo de 5.2 litros.
Os mais 190 cv e 68 Nm face ao V8 Vantage atira-o em 3,4 segundos dos zero às 60 milhas (96,5 km/hora), e 322 km/hora de velocidade de ponta.
A relação de potência-peso é de 390 cv por tonelada, o que corresponde um aumento em 20% face ao modelo convencional.
A estética do Aston Martin V12 Vantage é subliminar, como se quer num super desportivo que fecha uma linhagem de largo sucesso.
A grelha do radiador, maior em 25% para uma melhor refrigeração, é complementada por um divisor frontal destacado e uma saída ventilada sobre o capô.
Atrás destaca-se a largura das "ancas", reforçada por uma asa (que pode ser retirada) que cria uma força descendente de 204 quilos à velocidade máxima.
As jantes em liga leve, de 21 polegadas, podem acabamentos em preto acetinado, sendo dada a opção de trocá-las por um jogo que reduz o peso em oito quilos.
E, para assegurar uma maior exclusividade, as pinças dos travões podem ser pintadas, e os farolins e os escapes escurecidos.
Maior personalização é dada pela divisão Q da Aston Martin, com gráficos e pinturas exteriores mais impactantes, reforçados com vernizes verdes, azuis ou vermelhos para os elementos em fibra de carbono.
O habitáculo sofre poucas alterações mas, mesmo assim, é destacado pelo símbolo V12 na consola central e pelos bancos aquecidos Sport Plus em pele.
Volante desportivo, acabamento em preto brilhante, forro do tejadilho em Alcantara e um sistema de infoentretenimento de oito polegadas completam o interior.
Também aqui são propostas diversas opções como um sistema de som premium e acabamentos em fibra de carbono.
Os bancos, construídos no mesmo material, têm seis níveis de nivelamento manual, sendo 7,3 quilos mais leves sem comprometer o conforto.
Mais uma vez, se se optar pelas personalizações da divisão Q, o volante pode ser em fibra de carbono, e os acabamentos pintados com inserções anodizadas coloridas.
O Aston Martin V12 Vantage sofreu um emagrecimento radical para melhorar o desempenho em estrada.
À frente, capô, pára-choques e guarda-lamas são em fibra de carbono. O pára-choques traseiro é em material composto e a bateria é também mais leve.
O escape duplo, montado ao centro do difusor, é em aço inoxidável mais ligeiro, o que permitiu reduzir o peso em 7,2 quilos em relação ao sistema que equipa normalmente um Vantage.
A caixa de oito velocidades é agora automática, derivada da transmissão que se encontra nos V12 Speedster e Vantage F1 Edition.
Todavia, tem uma afinação exclusiva que melhora a capacidade de resposta e a interacção com o condutor, sendo também mais refinada do que uma caixa de dupla embraiagem.
E, tendo ainda como foco o desempenho em estrada, o super desportivo possui uma nova suspensão com amortecimento adaptativo para uma condução brilhante.
À frente as molas e a barra estabilizadora são, respectivamente, 50% e 5% mais rígidas.
Atrás, essa rigidez subiu 40% mas a barra estabilizadora é 41% mais macia.
Ganha ainda uma mola secundária na traseira para uma condução mais confortável sem que o desempenho dinâmico seja afectado.
A carroçaria viu a sua rigidez aumentar 8% em geral, e 6,7% na rigidez lateral com a introdução de painéis adicionais, e novos suportes da torre da suspensão traseira e do depósito de combustível.
Um diferencial de deslizamento limitado e um sistema de direcção recalibrado, para uma melhor sensação e capacidade de resposta, também evoluíram.
A travar o V12 Vantage está um sistema de travões carbono-cerâmicos que reduz em 23 quilos o peso e resistente a temperatura até 800º C.
À frente estão discos de 410 mm com pinças de seis pistões, e de 360 mm atrás com pinças de quatro pistões.
A produção está limitada a 333 exemplares para todo o mundo mas a lista de espera excedeu todas as expectativas da Aston Martin.
Os primeiros clientes deverão começar a receber o V12 Vantage no segundo trimestre deste ano.
O preço de cada exemplar não foi revelado mas, segundo o The Supercar Blog, terá um preço de partida em redor dos 350 mil euros.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?