É uma das grandes apostas da Toyota para um segmento de mercado que está a ser abandonado pelas marcas generalistas.
A marca japonesa anunciou os preços para o Aygo X, que se deve ler Cross, e já abriu as encomendas para o modelo que irá substituir o Aygo com um sinal de 250 euros.
O Toyota Aygo X apresenta um desenho divertido e irreverente, ou não fosse ele apontado a um público jovem e urbano.
Com 3,7 metros de comprimento, "cresce" 23,5 centímetros em relação ao modelo que irá substituir, e, com 1,74 metros de largura, é também 12,5 centímetros mais largo.
A altura atinge os 1,51 metros, sendo cinco centímetros mais alto do que o Aygo, enquanto a distância entre eixos aumenta nove centímetros, para os 2,43 metros.
Capaz de transportar quatro pessoas, a bagageira tem uma capacidade de 231 litros, que sobe até aos 829 litros com os bancos traseiros rebatidos.
A equipá-lo está um bloco a gasolina de 1.0 litros e três cilindros naturalmente aspirado, com 72 cv e 93 Nm, e sem qualquer sistema de hibridação.
Potência e binário são passados ao eixo dianteiro através de uma transmissão manual de cinco velocidades ou, em opção, de uma caixa S-CVT de variação contínua.
As prestações são modestas, fazendo 15,6 segundos dos zero aos 100 km/hora, para uma velocidade máxima de 158 km/hora.
Os consumos são o seu principal trunfo, com a Toyota a apresentar médias combinadas em redor dos 4,7 litros, e emissões de dióxido de carbono na ordem dos 107 g/km.
A abrir a gama está a versão Play, equipada com o sistema multimédia Toyota Touch de sete polegadas e jantes em aço de 17 polegadas.
Além do, sistema stop & start, dispõe ainda de série retrovisores eléctricos aquecidos, ar condicionado, câmara traseira, sensor de luz e volante em pele.
O pacote de segurança activa e apoio ao condutor Safety Sense também é de série, incluindo assistente de condução inteligente, reconhecimento de sinais de trânsito e "máximos" automáticos.
A variante Pulse substitui as rodas de aço por jantes em liga leve de 17 polegadas, e acrescenta luzes diurnas LED, faróis de nevoeiro e vidros escurecidos.
O ecrã multimédia passa a ser de oito polegadas, a que se soma o tejadilho Night Sky, sendo dada a opção de trocar a caixa manual pela automática S-CVT.
A versão de lançamento Limited, que é também a mais equipada, apenas está disponível com a pintura Verde Cardamom e dispõe de um tejadilho retráctil em lona.
Conta com jantes em liga leve maquinadas de 18 polegadas, bancos dianteiros aquecidos, ar condicionado automático, e sensores de chuva, e de estacionamento à frente e atrás.
A dimensão do ecrã de infoentretenimento, com o sistema TAS 600, sobe para nove polegadas, tendo ainda carregador sem fios para telemóvel.
Nível de equipamento | Preço |
Aygo X Play | A partir de 17.295 euros |
Aygo X Pulse | A partir de 18.625 euros |
Aygo X Limited | Preço 'chave na mão': 22.035 euros |
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?