Pesquisa
Seat e Autoeuropa unidas pelo comboio da Beira Baixa

Se dúvidas havia para a necessidade da recuperação e electrificação do troço da linha ferroviária da Beira Baixa, entre a Covilhã e a Guarda, elas já foram tiradas. 

Há duas semanas que a Seat de Martorell, na Catalunha, e da Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, têm um novo serviço ferroviário a ligá-las. 

A ligação, operada pela Pecovasa Renfe Mercancías, funciona uma vez por semana e irá transportar mais de 20 mil veículos por ano entre as duas fábricas. 

O comboio, é constituído por 16 vagões, tem um comprimento máximo de 500 metros. e será capaz de transportar até 184 veículos por viagem. 

A partir de 2023, prevê-se a inclusão de mais dois vagões, para os 550 metros de comprimento, para transportar cerca de 200 viaturas. 

O serviço evitará cerca de 2.400 viagens de camião e reduzirá em 43% (quase mil toneladas) as emissões de dióxido de carbono. 

O transporte é feito por locomotivas a diesel mas a neutralidade das emissões de CO2 será alcançada até 2024. A chegada de locomotivas híbridas irá permitir a utilização de electricidade em 100% das rotas. 

Até agora, os veículos produzidos em Martorell eram transportados de comboio para Salobral, nos arredores de Madrid, para depois serem distribuídos de camião para os concessionários. 

Através da nova linha, os veículos chegarão directamente de comboio à fábrica de Palmela. Daí serão transportados de camião para o depósito de distribuição na Azambuja, a 75 quilómetros de distância. 

A viagem de volta irá levar os veículos fabricados em Palmela para o porto de Barcelona. É a partir daí que serão distribuídos por estrada para diferentes regiões de Espanha e sul de França, e de navio para outros destinos no Mediterrâneo. 

"Com a implementação do transporte ferroviário, contribuímos de forma significativa para a redução da pegada de carbono", destaca Paulo Filipe, director de logística da SIVA. 

Já Rui Baptista, director de logística da Autoeuropa, salienta a estratégia de descarbonização da fábrica do grupo Volkswagen. 

"Abraçámos este projecto com entusiasmo desde o início, focando todos os esforços no bem comum entre todos os interlocutores". 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.