Pesquisa
Porsche 928 de Tom Cruise em 'Negócio Arriscado' recordista em leilão

Há um Porsche 928 que bateu todos os recordes no leilão que a Barrett-Jackson realizou em Houston no último fim-de-semana.

Não tivesse ele sido guiado por Tom Cruise, no filme Negócio Arriscado (Risky Business), de 1983, e, provavelmente, ninguém "pegaria" num dos desportivos mais mal amados da insígnia germânica. 

Resultado? O bólide chegou aos 1,98 milhões de dólares (quase 1,7 milhões de euros) ultrapassando as estimativas mais optimistas, sendo um recorde para este modelo. 

O carro foi um dos três que entraram naquele que foi um dos primeiros sucessos cinematográficos do actor, com apenas 21 anos de idade, realizado em 1983. 

E é bem estrambólica a história que o rodeia, ou não tivesse sido nele que Tom Cruise aprendeu a guiar um desportivo com caixa manual de cinco velocidades. 

Este Porsche 928 já esteve exposto em museus como o prestigiado Petersen Automotive Museum, em Los Angeles, e o Porsche Cars North América. 

Foi ainda protagonista no documentário The Quest for the Risky Business 928, em que o realizador Lewis Johnsen enceta uma jornada para encontrar aquela "pérola". 

O desportivo mantém a mesma pintura dourada com que apareceu no filme, embora originalmente estivesse pintado de branco. 

Após a produção do filme, voltou à Califórnia, onde foi descoberto por Lewis Johnsen no documentário The Quest for the Risky Business 928, para voltar à sua aparência cinematográfica original. 

Durante a maior parte do seu tempo de vida, foi cuidadosamente mantido numa colecção particular com climatização controlada. 

Considerado mais o grande turismo do que um desportivo propriamente dito, este Porsche 928 mantém todas as características com que saiu da fábrica em 1979. 

Significa isso que a equipá-lo está o bloco V8 de 222 cv e 344 Nm, segundo as especificações técnicas norte-americanas. 

A aceleração dos zero às 60 milhas/hora (96 km/hora) cumprem-se em 6,8 segundos, para uma velocidade máxima a bater nos 230 km/hora. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.