Pesquisa
Caramulo Motorfestival com público e número recorde de pilotos

A 16.ª edição do Caramulo Motorfestival espera receber cerca de 20 mil pessoas durante os três dias do evento que acontece entre 3 e 5 de Setembro. 

E são inúmeros os pontos de interesse do festival, marcado pelo maior número de sempre de pilotos inscritos numa área de 140 mil metros quadrados. 

400 automóveis por dia 

"Temos uma rampa muito completa, a maior de sempre em termos de participantes", avançou a organização, e com "vários modelos bastante raros". 

"Estimamos cerca de 400 automóveis por dia, em termos de 'clássicos', que vão juntar-se ao evento", destacou Salvador Patrício Gouveia, da direcção do Museu do Caramulo. 

Entre as várias marcas presentes, a organização destacou a Aston Martin, que levará para o evento o DB5 Goldfinger Continuation. 

O desportivo é uma réplica do carro guiado na saga 007 – James Bond, que todos se lembram com as metralhadoras, matrículas rotativas e outros gadgets

"Este ano, também são os 135 anos da criação do automóvel e vamos ter um Benz de 1886, o primeiro automóvel do mundo, que vai dar umas voltas dentro do circuito", adiantou Salvador Patrício Gouveia. 

A GNR também faz a sua estreia no evento enquanto participante, com automóveis e motas clássicos. O evento será ainda marcado pelo Encontro de Microcarros, assim como de Porsche e de Renault 4L. 

Duas categorias em prova 

A adrenalina sobe de tom "com a presença de um powerslide, que vai subir a rampa de lado" e ainda as presenças "clássicas de pilotos que animam" o Caramulo, que também tem os habituais passeios e concentrações. 

Entre os pilotos que irão acelerar naquela vila do concelho de Tondela, há presenças como a de Adalberto Melim, em automóvel, e Alex Laranjeira, nas motas. 

A eles irão juntar-se o treinador André Villas-Boas, assim como Pedro Villas-Boas, Luís Lisboa e Francisco Sande. 

"Mais de 100 participantes é um número bastante relevante, o que nos obrigou a aumentar o número de grupos", explicou João Lacerda, também da organização. 

"Antes, eram três grupos de subidas e, desta vez, vamos ter quatro, o que é uma vantagem para os pilotos, que ficam menos tempo lá em cima". 

João Lacerda revelou ainda a estreia da Biker’s Village, situada na zona do Parque do Sameiro, que será a área onde está concentrado tudo o que é "duas rodas". 

O espectáculo aéreo "bate o recorde de aeronaves incluídas, com muito tipo de aviões", assim como em terra, onde estarão "cerca de mil carros". 

"A rampa, que em 1979 tinha 3.500 metros, foi baixando para garantir a segurança; hoje, tem apenas 2.850 metros de extensão", explicou João Lacerda. 

"Apesar de não contar para nenhum campeonato, e os pilotos só estarem para se divertir, temos duas novas categorias". 

A categoria Regularidade conta com 72 automóveis, "na qual o mais antigo é de 1914 e o mais recente de 2016", e há ainda duas "subcategorias para os automóveis pré-guerra e a Fórmula V". 

Na categoria Velocidade estão inscritos "29 automóveis, dos quais cinco são do Campeonato Nacional de Montanha, e oito do Grupo 1, que correm no campeonato de velocidade nacional". 

"Ao longo do fim-de-semana, cada categoria irá ter três subidas", explicou João Lacerda, onde "estarão 36 marcas diferentes de automóveis, o que traduz a variedade do plantel". 

Presente de novo nesta edição está também a componente social com duas iniciativas que "são para manter". 

The Good Drive junta proprietários de automóveis que possibilitam experiências a pessoas que nunca tiveram essa oportunidade. 

A Race for Good, fundada por André Villas-Boas, e que é embaixador de três instituições de solidariedade social, juntou-as para fazer nascer esta associação que quer tornar IPSS. 

"Com a presença que tenho vindo a fazer há uns anos no Caramulo Motorfestival, achei que seria uma parceria óptima para sensibilizar ainda mais as pessoas para as causas", explicou o antigo treinador do FC Porto. 

Teste à Covid-19 no local 

Depois de o evento de 2020 ter sido cancelado "à última da hora", Salvador Patrício Gouveia disse que a edição deste ano é a da "vingança". 

"Será uma grande edição, a começar pela presença de público, e porque será feita com toda a segurança". Quem não tiver certificado digital de vacinação ou teste negativo à Covid-19, poderá fazer no local. 

"Com a presença de até 5 mil espectadores em cada momento, prevemos que seja possível passarem pelo Caramulo Motorfestival cerca de 20 mil pessoas nos três dias de iniciativa", calculou Salvador Patrício Gouveia. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.