Pesquisa
Audi ataca Setembro com protótipos radicais

A Audi vai "atacar" o início de Setembro com três protótipos – Skysphere, Grandsphere e Urbansphere – que prometem deixar água na boca a todos aqueles que amam carros distintos. 

É uma espécie de aperitivo para os concept cars que a insígnia germânica irá revelar no próximo mês no salão automóvel de Munique. 

Skysphere: estica e encolhe 

A primeira proposta é o Skysphere Concept, um roadster eléctrico de dois lugares com funções de condução autónoma que revelou há menos de duas semanas nos Estados Unidos. 

Invulgar é a sua capacidade em variar o comprimento e a distância entre eixos apenas com um toque num botão próprio, passando de 4,94 para 5,19 metros de comprimento. 

Da mesma forma, a distância ao solo é ajustada em 10 milímetros para aumentar o conforto e a dinâmica de condução. 

A sua aparência, já impressionante por si só, permite transformá-lo de um Gran Turismo autónomo e confortável, num desportivo de luxo dedicado ao desempenho em estrada. 

A alimentar o eixo traseiro estará um motor eléctrico, que se espera que chegue aos 465 kW (632 cv) de potência e 750 Nm de binário máximos. 

Mesmo com 1.800 quilos de peso, o propulsor oferece uma forte capacidade de tracção e aceleração, que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/hora em quatro segundos. 

Os módulos de bateria do Skysphere estão colocados atrás do habitáculo, que a Audi considera ser a configuração ideal para manter o centro de gravidade e a agilidade do modelo. 

A capacidade da bateria deve ser superior a 80 kWh, o que lhe permite ter uma autonomia superior a 500 quilómetros segundo o ciclo WLTP. 

Grandsphere: o novo Audi A8 

Ao contrário do Skysphere, o protótipo Audi Grandsphere não terá uma distância entre eixos ajustável. Será antes uma berlina de quatro portas, com as suas linhas elegantes a projectarem o que será a próxima geração do Audi A8. 

As imagens já reveladas do concept car mostram um carro bem comprido, marcado pelas portas traseiras "suicidas". 

À semelhança do Audi Skysphere Concept, o interior contará com um volante e pedais que podem ser "escondidos" sempre que os ocupantes optarem pela condução autónoma. 

Em termos estilísticos, a berlina não fica atrás do desportivo quanto ao impacto visual, a começar pelos faróis LED afilados e angulares. 

O tejadilho tem uma linha descendente que quase o aponta como um coupé, a terminar numa traseira marcada pelos delgados farolins LED. 

Para mais tarde fica a apresentação do protótipo Audi Urbansphere, um SUV de dimensões generosas, de que só se conhece um fugidio esboço. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.