Pesquisa
Hamilton vence GP Grã-Bretanha com despiste de Verstappen

Lewis Hamilton venceu no domingo o Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1. 

A vitória permite ao piloto da Mercedes encurtar a distância que o separa do holandês Max Verstappen, da Red Bull, que lidera o Mundial de pilotos. 

O campeão mundial em título terminou as 52 voltas ao traçado de Silverstone em 1h58m23,283 segundos. 

O monegasco Charles Leclerc, pela Ferrari, ficou em segundo, a 3,871 segundos, e o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, em terceiro, a 11,125. 

Oitava vitória do volante britânico na corrida caseira, igualou o registo de oito vitórias conseguidas por ele próprio na Hungria e pelo alemão Michael Schumacher, em França. 

Toque entre Verstappen e Hamilton 

A prova ficou marcada pelo toque entre Verstappen e Hamilton logo no início da segunda volta, que provocou o despiste do piloto dos Países Baixos.

Após embater a grande velocidade nos pneus de protecção do circuito, com uma força de impacto de 51 G, foi ao hospital por precaução para realizar exames. 

Hamilton, que largou da segunda posição, arrancou bem e pressionou Verstappen, autor da pole position, durante toda a primeira volta. 

Até que, de volta à primeira curva do circuito, tentou ultrapassar por dentro, enquanto Verstappen, para se defender, fechou a trajectória. 

A roda traseira direita do monolugar do holandês e a roda dianteira esquerda do Mercedes do britânico tocaram-se, levando-o a perder o controlo do seu Red Bull. 

Foi o momento de maior tensão entre os dois contendores ao título esta temporada e valeu uma penalização de dez segundos ao britânico. 

Na sequência do incidente entre ambos, Charles Leclerc assumiu a liderança da corrida, que manteve até à 50.ª volta. 

Hamilton chegou a recuar até à quarta posição após a paragem nas boxes – serviu também para cumprir o castigo imposto pela direcção de corrida –, mas, numa carga final, apanhou Leclerc e ultrapassou-o a três voltas do fim. 

Com esta vitória, recuperou 25 dos 33 pontos que tinha em atraso para Verstappen, líder do campeonato, com 185. 

A Red Bull mandou o mexicano Sergio Pérez às boxes na última volta para montar pneus macios e roubar o ponto extra da volta mais rápida da corrida a Hamilton, o que conseguiu. 

Lando Norris, da McLaren, ficou à frente do companheiro de equipa, o australiano Daniel Ricciardo, com o britânico a manter-se como o único piloto que pontuou em todas as corridas desta temporada. 

Este foi o 99.º triunfo de Hamilton, que já não vencia desde 9 de Maio, no GP de Espanha, quarto da temporada após dez corridas disputadas. 

"Foi uma corrida difícil, com o melhor público", que garantiu ter dado "tudo o que tinha".

"Estou muito agradecido aos fãs. É um sonho fazer isto em frente a este público", frisou Hamilton, perante 140 mil espectadores.  

"O Max [Verstappen] é muito agressivo. Hoje, fiquei junto dele, mas dei-lhe espaço", garantiu. 

No campeonato de construtores, a Red Bull mantém a liderança, com 289 pontos, contra os 285 da Mercedes. 

A próxima ronda disputa-se a 1 de Agosto, no circuito de Hungaroring, onde irá correr-se o GP Hungria. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.