Pesquisa
Unleashed E-Type: Um Jaguar 'restomod' que é um sonho

O restomod de "clássicos" está mesmo na moda e o Unleashed E-Type é um dos mais belos exemplos dos últimos tempos. 

Baseado num Jaguar E-Type III equipado com um bloco V12, o desportivo é uma pequena maravilha mecânica recriada pela britânica E-Type UK. 

E a especialista nos modelos da insígnia de Gaydon restaurou-a com pequenos mas essenciais toques de modernidade que não afectam o seu esplendor original. 

Aliás, essas são as regras exigidas a um restomod: respeitar o espírito do modelo, mas melhorando a experiência de condução e de conforto a bordo. 

Detalhes revigorados 

O E-Type III, construído entre 1971 e 1975, é a versão mais moderna deste icónico modelo da Jaguar. 

Embora inspirado nesse roadster, o Unleashed E-Type tem a particularidade de ter faróis redondos sem redoma de protecção, como no Série 2. 

Os pára-choques cromados, feitos sob medida, modernizam e tornam mais discreto o seu visual. Destaca-se ainda uma grelha maior a esconder o novo V12 que substituiu o XK de seis cilindros. 

A bordo, descobre-se um mundo "ideal" para o condutor, ao combinar classicismo e modernidade de forma perfeita. O discreto painel de instrumentos, em preto piano, combina com uma consola central em alumínio. 

Ali estão colocados os botões para comandar os vidros eléctricos e o ar condicionado, assim como o fecho centralizado, sem esquecer a ignição. 

Acima desses comandos estão os manómetros iluminados por LED e acentuados por detalhes cromados.

Os painéis laterais e os bancos são em pele castanha costurada à mão, com pespontos em amarelo. 

Os assentos dispõem de aquecimento, enquanto o volante em madeira é também revestido em pele. 

Potência elevada a 405 cv 

O capô, longo e elegante, esconde um bloco V12 de 6.1 litros, recalibrado pelos especialistas da E-Type UK a partir do motor de 5.3 litros. 

Com estas alterações, os 272 cv originais saltaram para 405 cv, passados ao solo por uma caixa manual de cinco velocidades. 

Dispõe de um sistema de injecção de combustível exclusivo, um radiador de alto fluxo e escapes desportivos em aço inoxidável com revestimento cerâmico. 

O chassis também foi totalmente revisto, ao recebeu novas molas e suspensões adaptáveis, e barras anti-rolamento actualizadas, e uma direcção mais leve. 

A travar a potência adicional do roadster estão discos ventilados e ranhurados, seguros pinças de travões de quatro pistões, escondidos por jantes clássicas de 16 polegadas. 

Se tiver um Jaguar E-Type III com um V12 a salivar por mais saúde, talvez esta seja a oportunidade para lhe dar uma nova vida. 

A preparadora E-Type UK assegura, por 378 mil euros, correspondente a 4 mil horas de trabalho manual, uma reactualização efectiva. Claro que, fora deste valor, fica o preço do carro do doador! 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.