Pesquisa
Kimi Räikkönen 'certifica' Giulia GTAm

Kimi Räikkönen voltou ao Balocco Proving Ground para os testes finais das versões definitivas dos Alfa Romeo Giulia GTA e GTAm. 

E as impressões do piloto da Alfa Romeo Racing – ORLEN Fórmula 1 não deixam quaisquer dúvidas sobre a berlina desportiva mais potente da insígnia italiana

"Gostei muito" das sensações ao volante. "Estamos a procurar um carro que pode ser usado no dia a dia, mas que também pode ser levado para a pista para nos divertirmos". 

Em análise estiveram as alterações introduzidas no desportivo, principalmente ao nível da aerodinâmica. O volante finlandês já tinha "trabalhado" nesse aspecto nas primeiras sessões de testes dos Giulia GTA e GTA no último Outono. 

Os seus conselhos foram preciosos sobre os novos apêndices adicionados à frente – um divisor ajustável no pára-choques – e atrás, com a instalação de uma nova asa adaptável manualmente. 

As mudanças concretizadas permitiam obter um melhor equilíbrio geral, garantido pela interacção desses componentes com o extractor e a carenagem inferior. 

O veredicto final de Kimi Räikkönen? "Claro que é melhor a altas velocidades em termos de equilíbrio. Parece que a frente do carro está mais baixa, tornando a condução mais rápida. É rápido, fácil de conduzir e muito mais reactivo". 

A Alfa Romeo confia à Sauber Engineering a produção da maioria dos componentes em fibra de carbono do Giulia GTA e GTAm, especialmente aqueles que afectam a aerodinâmica. 

Isso inclui o novo pára-choques dianteiro, as baias laterais, o extractor, a asa do GTA e o aerowing do GTAm. 

Graças às asas dianteiras e traseiras ajustáveis manualmente, o Giulia GTAm pode adaptar o seu desempenho aerodinâmico a qualquer tipo de pista ou estrada. 

A pesquisa aerodinâmica no túnel de vento não se limitou a esses apêndices, ao concentrar-se também na parte inferior da carroçaria. 

Os Giulia GTA e o GTAm também beneficiam de um novo extractor de ar especial que aumenta a força descendente para uma melhor aderência ao solo a altas velocidades. 

No Giulia GTAm, a configuração aerodinâmica mais intensa corresponde ao dobro da pressão do Giulia GTA e ao triplo do Giulia Quadrifoglio. 

O motor que equipa ambas as variantes baseia-se no V6 biturbo de seis cilindros do Giulia Quadrifoglio. 

Contudo, a potência subiu de 510 para 540 cv, e o binário para 600 Nm, passados às rodas traseiras por uma caixa automática de oito velocidades. 

O resultado? Apenas 3,6 segundos para ir dos zero aos 100 km/hora, para uma velocidade máxima a bater nos 300 km/hora. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.