Pesquisa
Dacia Duster renovou-se: veja o que mudou

Renovado que foi o Dacia Sandero no final do ano passado, é agora a vez do Duster receber uma merecida "lavagem" estética para adoptar os novos códigos estilísticos da marca. 

É uma renovação de meio de carreira desta segunda geração lançada em 2017, modernizando a versão com alguns detalhes que o aproximam da estética do Sandero. 

Estética contemporânea

O Duster agora reestilizado adopta uma nova identidade visual, principalmente visível nas ópticas agora em LED. 

A assinatura luminosa das luzes diurnas assume a forma do ‘Y’ inaugurada pelo Sandero, com a inspiração a prolongar-se no novo acabamento cromado da grelha do radiador. 

Uma nova asa traseira, jantes em liga leve de 16 ou 17 polegadas e a nova cor Arizona Orange completam a renovação exterior do SUV. 

A Dacia assegura que, com estes elementos testados em túnel de vento, foi possível reduzir em 5,8 g/km as emissões de dióxido de carbono na variante com tracção integral 

Além da correspondente redução no consumo de combustível, os novos pneus também permitiram reduzir em 10% o atrito na variante com tracção dianteira. 

Interior revitalizado 

Por dentro, as actualizações no Dacia Duster são ainda mais marcantes, com os estofos e revestimentos a terem sido totalmente revistos. 

Além de garantirem mais conforto aos ocupantes, o novo desenho dos encostos de cabeça também permite uma maior visibilidade. 

Os apoios integrados em cada assento à frente foram substituídos por um braço central deslizante com uma área de 1,1 litros para guardar pequenos objectos. 

Atrás estão disponíveis duas entradas USB, de acordo com a versão de equipamento em causa, para o carregamento de telemóveis e outros dispositivos electrónicos. 

Mais tecnológico 

De série é proposto um painel de instrumentos com computador de bordo e limitador de velocidade activado no volante. 

Proposto é igualmente o controlo automático de temperatura automático com visor digital, cruise control com botões iluminados no volante e bancos dianteiros. 

Já o novo ecrã multimédia de oito polegadas, ao centro do tabliê, é suficiente, por si só, para dar um ambiente mais moderno ao interior sóbrio do Duster. 

A somar ao equipamento de áudio Plug & Music está o Media Display, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O Media Nav é enriquecido com sistema de navegação e conectividade sem fios. 

A versão de tracção integral com qualquer um dos sistemas inclui um monitor 4x4 que envia vários tipos de informações para o ecrã central. 

Neles são assinalados os ângulos e a inclinação lateral na condução em superfícies irregulares, e no uso dos dados para assistir os arranques em subida e controlar as descidas. 

A bússola está agora disponível com o veículo parado, e o altímetro exibe a altitude numa parte do ecrã enquanto os dados de subida e descida é mostrado na outra, sendo avançado um registo resumido da viagem off-road

O Duster está totalmente equipado em termos de ajudas de condução, com ESC de última geração, cruise control, detector de ponto cego, e câmara a 360° com apoio de estacionamento dianteiro e traseiro. 

Motores revistos 

As motorizações que equipam o Dacia Duster foram também revistas, tendo sido eliminado o bloco de 95 cv no campo do diesel

Mantém-se apenas o dCi de 115 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades, para as variantes de duas e quatro rodas motrizes. 

Quanto às variantes a gasolina, a entrada na gama faz-se com o motor TCe de 90 cv, seguido pelo TCe de 130 e 150 cv para as versões de tracção dianteira. 

As duas primeiras motorizações estão associadas uma transmissão manual de seis velocidades, enquanto a mais potente recebe uma caixa automática EDC de seis relações. 

Para a variante com tracção integral é proposta apenas o bloco TCe de 150 cv com transmissão manual também de seis velocidades. 

Do catálogo faz ainda parte o motor bifuel ECO-G de 100 cv, combinado com a mesma caixa manual, mas apenas para a variante de tracção dianteira. 

O renovado Dacia Duster chega aos concessionários europeus já em Setembro, desconhecendo-se ainda os preços para o nosso país. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.