Pesquisa
BMW já testa X5 a hidrogénio na estrada

A BMW está já a testar nas estradas europeias o X5 alimentado por uma célula de combustível de hidrogénio. 

E a insígnia germânica também confirmou que uma série limitada do SUV com aquela tecnologia chegará ao mercado europeu no final de 2022. 

Baptizado como BMW i Hydrogen Next, o programa de testes que envolve o protótotipo, revelado em 2019 no salão automóvel de Frankfurt, permitirá à marca ganhar mais experiência. 

A tecnologia di hidrogénio é um caminho que muitos fabricantes deverão concretizar a longo prazo, não como uma substituição completa dos veículos eléctricos com baterias "convencionais", mas antes como um complemento. 

"A tecnologia da célula de combustível de hidrogénio tem potencial, a longo, prazo para complementar os motores de combustão interna, sistemas híbridos plug-in e veículos eléctricos a bateria", explica a BMW. 

A motorização do BMW i Hydrogen Next é composta pela quinta geração da tecnologia eDrive, associada a uma célula de combustível. 

O sistema converte o hidrogénio em energia eléctrica através de uma reacção química com oxigénio. O motor eléctrico oferece 275 kW (374cv), emitindo apenas água ao invés de qualquer grama de dióxido de carbono. 

A potência corresponde à de um motor a gasolina de seis cilindros em linha da BMW, garantindo um dinamismo de acordo com a reputação dos modelos da marca. 

No i Hydrogen Next, como acontece em qualquer automóvel com células de combustível, o combustível é armazenado em dois depósitos com capacidade para seis quilos. 

A autonomia do SUV não foi ainda revelada mas será, com certeza, menos restritiva do que num veículo equipado com uma bateria convencional. 

A ela esta associada a rapidez de atestar o depósito, em tudo semelhante ao tempo de abastecimento de um veículo alimentado a gasolina ou gasóleo. 

Claro que, tendo em conta a residual infra-estrutura de postos de hidrogénio que existe na Europa, o uso prático destas motorizações estão ainda muito limitadas. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Gungunhana GUNGUNHANA   07:28 - 20-06-2021
VOTAR
Até que enfim ... DESCOBRIRAM um motor movido a OH2 !
Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.