Pesquisa
Novo Porsche Cayenne 'pulveriza' recorde de Nürburgring

Desconhece-se ainda qual é a potência e o binário debitados pelo bloco V8 de 4.0 litros mas já se sabe que é rápido, muito rápido mesmo! 

O novo Porsche Cayenne "despedaçou" na segunda-feira o recorde da volta mais rápida aos 20,832 quilómetros da Nordschleife de Nürburgring. 

O tempo registado? Uns fantásticos 7m38s925, concretizado por Lars Kern, piloto de testes da insígnia germânica. 

Foram menos quatro segundos do que o conseguido há dois anos pelo Audi RS Q8, anterior detentor da melhor marca para um SUV no "inferno verde" alemão. 

A Porsche não revelou a motorização que apenas irá equipar a variante coupé, mas já tinha avançado que tem por base o Cayenne Turbo Coupé. 

Significa então que o V8 biturbo de 4.0 litros será ainda mais desenvolto, podendo bater nos 640 cv de potência e 850 Nm de binário. 

"Logo nos primeiros metros da Nordschleife, somos tentados a virar-nos para ter certeza de que estamos realmente sentados num carro espaçoso", explica Lars Kern. 

"A elevada precisão da direção e a estabilidade do eixo traseiro deram-me muita confiança na secção de Hatzenbach", continua o piloto de testes, que está a colaborar no desenvolvimento do super SUV. 

Apenas duas alterações foram feitas no novo recordista em relação ao modelo de série, e ambas relacionadas com os padrões de segurança exigidos para o piloto: um banco de competição e uma célula de protecção no habitáculo. 

Os pneus usados foram os Pirelli P Zero Corsas de 22 polegadas, especialmente desenvolvidos para equiparem de série o novo Cayenne. 

Para este desempenho superior, os engenheiros da Porsche apontaram à reconfiguração do sistema de controlo dinâmico do chassis PDCC, para uma condução mais orientada para a performance

"O PDCC mantém sempre a carroçaria nivelada e equilibrada, mesmo em curvas mais apertadas", confirma Lars Kern. "Em relação ao Cayenne Turbo Coupé, os aros dianteiros são agora meia polegada mais largos". 

Também a curvatura negativa foi aumentada em 0,45 graus, "para dar uma área de contacto maior aos pneus especialmente desenvolvidos para este modelo". 

A reflectir a sua maior agressividade, a nova variante do Porsche Cayenne Coupé irá também ganhar um novo sistema de escape em titânio. 

E está previsto um kit aerodinâmico que compreende um novo pára-choques à frente, uma asa atrás com novos elementos laterais, e um difusor traseiro mais pronunciado. 

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.