Está a pensar trocar o seu carro por um "eléctrico" mas considera esta opção ainda demasiado cara? O novo Dacia Spring Electric pode ser a resposta
O preço começa nos 16.800 euros, que poderá baixar para os 13.800 euros já a contar com os incentivos fiscais do Estado.
É uma diferença de preço superior a 5.000 euros em relação ao segundo modelo eléctrico mais barato do mercado.
O Dacia Spring Electric é um crossover especialmente concebido para o tráfego urbano, e com espaço suficiente para transportar quatro adultos.
Para o mercado nacional são propostos dois níveis de equipamento – Comfort e Comfort Plus –, com preços ligeiramente superiores aos praticados em França.
A versão Comfort, que será vendida por 16.800 euros, inclui de série faróis LED, ar condicionado, rádio com Bluetooth e entrada USB e computador de bordo.
Os vidros dianteiros e traseiros são eléctricos, e os espelhos retrovisores laterais têm comando electrificado, sendo as jantes de 14 polegadas e o banco do condutor regulável em altura.
Em termos de sistemas de apoio à condução, dispõe de ajuda ao arranque em subida, limitador de velocidade e sensor de luminosidade, entre outros dispositivos.
Se se optar pela variante Comfort Plus, o preço do Dacia Spring Electric sobe para os 18.300 euros.
O modelo distingue-se por diversos pormenores estilísticos, em laranja, no exterior e no habitáculo, mas também por um nível de equipamento de maior qualidade.
Destacam-se os estofos em pele sintética, a câmara de marcha-atrás, o sistema de ajuda ao estacionamento traseiro, e o ecrã de infoentretenimento MediaNav de sete polegadas.
A alimentar o Dacia Spring Electric está uma bateria de 26,8 kWh para uma autonomia de 230 quilómetros segundo o ciclo WLTP, que sobe para os 305 quilómetros em circulação urbana.
Em termos de desempenho, o motor eléctrico desenvolve 33 kW (44 cv) de potência e 125 Nm de binário. A velocidade máxima está tabelada nos 125 km/hora, que fica limitada a 100 km/hora quando seleccionado o modo Eco de condução.
Dos 0 aos 50 km/hora demora 5,8 segundos, o que é ideal para circular em cidade, mas, para chegar aos 100 km/hora é preciso "esperar" 19,1 segundos.
A recarga da bateria a 80%, num posto de carregamento rápido, ronda 56 minutos, sendo de quase cinco horas numa wallbox a 7,4 kW, ou 8h30 a 3,7 kW.
As pré-encomendas para o Dacia Spring Electric abrem a 7 de Abril, com a entrega das primeiras unidades a acontecer em Outubro.
Em breve serão reveladas as variantes Business, para frotas de car-sharing, e Cargo, uma versão comercial de dois lugares capaz de transportar uma carga útil de 325 quilos numa bagageira com 1.100 litros de capacidade.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?