Chama-se TIGER X-1e é o mais recente projecto robotizado sobre rodas da Hyundai para apoiar a exploração espacial.
Protótipo da New Horizons Studio do grupo sul-coreano, cujo acrónimo significa Transforming Intelligent Ground Excursion Robot (TIGER), foi projectado para transportar vários tipos de objectos em terrenos e territórios inacessíveis.
O conceito baseia-se numa plataforma modular que já compreende um compartimento de carga na sua estrutura. Essa valência permite ao veículo transportar quase todo o tipo de objectos e mercadorias para qualquer emergência.
Inteligente é o sofisticado sistema de locomoção, composto por "pernas" e rodas articuladas. Essa estrutura permite-lhe subir e "andar" sobre qualquer obstáculo, mantendo a carga mais nivelada do que um veículo terrestre convencional.
O TIGER X-1 compreende oito sensores ultra-sónicos a 360°, a que se juntam oito conjuntos de câmaras para o controlo direccional, dispondo ainda de GPS e conectividade 4G.
Além da tracção às quatro rodas, dois painéis de radar permitem sondar o solo para uma posterior exploração.
Embora nos dois vídeos divulgados não sejam dados muitos pormenores, a Hyundai explica que o protótipo pode ser equipado com diferentes estruturas para utilizações específicas, como a entrega de "encomendas" ou a vigilância em locais não adequados para pessoas.
Interessante é o protótipo ter sido projectado para ligar-se a um drone ou outra aeronave não tripulada, para ser largado em lugares remotos.
A exploração da Lua, Marte ou outros planetas do sistema solar poderão ser os terrenos perfeitos para o TIGER X-1.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?