Está já a ser testada no terreno a primeira estrada do mundo capaz de recarregar veículos eléctricos por indução. Os resultados positivos já obtidos em circuito fechado, tornam esta solução cada vez mais real num futuro próximo.
Denominado SmartRoad Gotland, o projecto está a ser desenvolvido pela ElectReon AB, subsidiária escandinava da israelita ElectReon Wireless, com o financiamento do governo sueco.
Um trecho de 1.600 metros da via de 4,1 quilómetros que liga o principal aeroporto da ilha de Gotlândia, no mar Báltico, à cidade de Visby, foi o local escolhido para instalar uma unidade de gestão e controlo do sistema.
Cinco receptores foram instalados no reboque de um camião 100% eléctrico para verificar a capacidade de recarregar o veículo ao longo daquela faixa electrificada.
Sob o asfalto, a dez centímetros de profundidade, foram enterradas uma série de bobinas em cobre, enquanto no reboque de um camião 100% eléctrico foram instalados cinco receptores.
Apesar de o teste ter sido feito perante condições climatéricas adversas, com a temperatura ambiente a rondar os 0° C, foram muito positivos os resultados obtidos no recarregamento do veículo ao longo daquele percurso electrificado.
Os receptores eléctricos instalados no camião conseguiram receber cerca de 20 kW ao longo da faixa de 1.600 metros, com uma eficiência em redor dos 90%.
A principal conclusão a que se chegou na experiência foi a possibilidade de as viaturas eléctricas poderem ter uma bateria mais pequena para ser recarregada em andamento, complementada pela própria travagem regenerativa da viatura.
O próximo teste, a realizar durante o Verão, irá ter como objecto um autocarro urbano, sendo também analisadas as implicações que as temperaturas mais elevadas irão ter no recarregamento das baterias do veículo
Em 2022, espera-se que o sistema seja já uma realidade em algumas das principais vias rodoviárias suecas.