Pesquisa
Peugeot VLV. Primeiro eléctrico da marca do leão nasceu em 1941

A Peugeot pode só ter lançado recentemente a sua gama electrificada, mas a primeira aposta na electricidade aconteceu em 1941, ano em que lançou o VLV, cujas siglas correspondiam à abreviatura ‘Voiture Légère de Ville’.

O início do séc. XX ficou marcado por décadas complicadas, num período dominado por numerosos conflitos bélicos, o que levou à redução do abastecimento de combustíveis fósseis. Isto obrigou as fabricantes a pensar e a desenvolver alternativas, com a Peugeot a apresentar o VLV.

O primeiro automóvel totalmente eléctrico da marca francesa tinha um motor eléctrico que produzia 1 kW, o equivalente a 1,3 cv, mas já na altura contava com um avançado sistema que lhe dava um "boost" momentâneo que o levava aos 3,5 cv.

Com apenas 348 quilos de peso tinha autonomia para 80 quilómetros e chegava aos 30 km/h de velocidade máxima, número que subia até aos 36 km/h com o "boost" de potência accionado.

A missão do VLV era satisfazer as necessidades básicas de mobilidade para serviços médicos, de farmácia e de Correios, e a esse nível revelou-se muito importante.

Porém, o processo de construção era do Peugeot VLV era lento e muito caro, já que a produção era constantemente interrompida por dificuldades no fornecimento de materiais. Isso levou a que a produção fosse interrompida em Fevereiro de 1945, depois de 377 unidades vendidas.

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.