De certeza que já viu, nem que tenha sido de relance, um episódio da série Diesel Brothers, que no nosso país é transmitido no Discovery Channel.
Em cada capítulo, David 'Heavy D' Sparks e David 'Diesel Dave' Kiley explicam as alterações mecânicas e estéticas que fazem em verdadeiros monstros de aço movidos a gasóleo.
É claro que os ganhos de potência têm o seu quê de problemático, no que às emissões poluentes diz respeito, principalmente nuns Estados Unidos da América que abominam os motores diesel como se fossem a encarnação de Satanás na Terra.
Pois agora um juiz de Salt Lake City, onde os Diesel Brothers têm a sua oficina, condenou-os a uma "simpática" multa de 766 mil euros por violarem a lei federal de emissões poluentes.
A acusação é simples: os dois preparadores retiram os dispositivos de controlo das emissões poluentes das pickups e dos 'todo o terreno' que modificam, para depois os colocaremà venda no mercado.
A condenação judicial foi tomada depois de uma equipa médica de investigação, que luta por um ambiente mais saudável, ter comprado um veículo transformado aos dois falsos irmãos.
Os testes realizados revelaram que a viatura largava 36 vezes mais emissões poluentes e 21 vez mais partículas do que a lei permitia, do que se tivesse instalado os dispositivos de controlo de poluição.
Além disso, como afirma o juiz, os Diesel Brothers viram o seu negócio beneficiar financeiramente dessas ilegalidades, ao tornarem-se celebridades da televisão e das redes sociais.
A decisão judicial acaba por ser algo irónica já que a Nikola pediu a David 'Heavy D' Sparks para ajudá-los a conceber a Badger, uma pickup 100% eléctrica com 920 cv de potência e 1330 Nm de binário que deverá fazer frente à Tesla Cybertruck.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?