Pesquisa
Em Espanha já se recarrega veículo eléctrico em oito minutos

É mais um passo para tornar os veículos 100% eléctricos ainda mais atractivos junto de um público-alvo cada vez mais alargado. A Repsol inaugurou esta segunda-feira, em Espanha, a estação de recarregamento eléctrico mais potente de toda a Europa.

Equipada com quatro terminais, capazes de oferecer até 400 kW de potência, é possível a um veículo eléctrico recarregar 80% da bateria da sua viatura em apenas oito minutos.

A estação de serviço de Abanto Zierbena, localizada a poucos quilómetros de Bilbao, é a segunda instalação de recarregamento ultra-rápido da Repsol.

Em Abril, a petrolífera espanhola já tinha inaugurado em Lopidana, também no País Basco, a primeira estação de serviço com estas características, disponibilizando até 350 kW de potência através de quatro terminais.

Como é sabido, existem diferentes tipos de recarga em função da potência do ponto de alimentação, que, aliados às características do próprio veículo, determinam a velocidade de carregamento da bateria.

Num ponto de recarga ultra-rápido, que varia de 175 kW a 400 kW, uma bateria de 40 kWh em 80% entre cinco a dez minutos, para uma autonomia em redor dos 300 quilómetros.

Num ponto rápido até 50 kW, esse tempo atinge os 30 minutos, enquanto que num semi-rápido, de 22 kW, pode levar até hora de meia de espera.

As duas estações de serviço fazem parte do projecto europeu E-VIA FLEX-E, para a implementação de uma rede-piloto de 14 instalações nos corredores de transporte europeus em Espanha, França e Itália.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.