Pesquisa
Táxis "voadores" cruzam rio Sena para desentupirem Paris

Táxis "voadores" a cruzarem o Sena para fugirem aos engarrafamentos que entopem diariamente as ruas de Paris? A ideia parece saída de um filme de ficção científica mas a Sea Bubbles tem já em teste dois protótipos no rio que "ilumina" a Cidade-Luz!

Durante os ensaios, o hydrofoil 100% eléctrico só poderá navegar a uma velocidade máxima de 30 km/hora, numa rota pré-definida entre Issy-les-Moulineaux e Bercy.

Se a experiência correr de forma positiva até ao final deste mês, estes táxis que "voam" sobre as águas podem entrar ao serviço já na Primavera do próximo ano.

O Sea Bubbles segue o princípio do aerobarco desenhado pelo navegador Alain Thébault, um dos fundadores da empresa francesa ao lado de Anders Bringdal. "Misturámos as ideias-chave de um automóvel, de um avião e de um barco num veículo único", explicou o designer gaulês.

Dois pequenos motores eléctricos accionam as hélices para o Sea Bubbles navegar entre os 11 e os 15 km/hora, até se elevar sobre quatro patins, entre os 50 centímetros e um metro de altura.

Com a redução do atrito em 40%, o hydrofoil pode atingir uma velocidade máxima de 46 km/hora, contribuindo para uma maior autonomia das baterias eléctricas.

Cidades como Roterdão e Amesterdão, assim como a comunidade holandesa de Drecht, estão particularmente atentas a este projecto devido aos imensos canais fluviais que as rodeiam.

Face ao trânsito que entope as grandes cidades europeias, não seria má ideia testar também o Sea Bubbles nos rios Tejo e Douro, ajudando a resolver os problemas de trânsito que Lisboa e Porto enfrentam.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.