Pesquisa
Consciência ambiental: Prio levou 90 jovens aos festivais de Verão

Com o Santa Casa Alfama a fechar a época dos festivais musicais de Verão, a 27 e 28 de Setembro, estão já a fazer-se contas aos resultados atingidos com as iniciativas concretizadas este ano por várias empresas nacionais.

A Prio foi um dos exemplos mais recentes, ao criar o Like a Bus, um passatempo dirigido aos milhares de festivaleiros que correm o País de norte a sul para testemunharem alguns dos melhores concertos das suas vidas.

Em pano de fundo, estava a defesa do meio ambiente através de transporte partilhado, contra o uso do automóvel particular, para viajarem até aos seus destinos musicais preferidos.

Festivais gratuitos para mentes conscientes

A proposta da petrolífera portuguesa, era, por isso, bem aliciante: oferecer 90 entradas grátis para três dos mais importantes festivais de música que acontecem no nosso país.

Para irem de graça aos festivais Super Bock Super Rock, Marés Vivas e Sudoeste, os jovens candidatos apenas teriam de criar (e pintar) o autocarro que os iria transportar.

Primeiro, no entanto, teriam de inscrever-se no portal dedicado Like a Bus, e descarregar para o telemóvel a aplicação associada. De seguida, teriam de convidar 29 amigos para os acompanhar e partilharem a criação para conseguiremo maior número possível de votos.

"Pensámos num passatempo que fosse original e atractivo, e que, ao mesmo tempo, sublinhasse algumas das nossas preocupações em redor da sustentabilidade ambiental e da segurança", explicou ao Aquela Máquina Ana Pinho, responsável de marketing da Prio.

Certo é que os resultados obtidos terão mesmo ultrapassado as expectativas da empresa nesta primeira edição. "No total, foram personalizados mais de 1100 autocarros através do portal criado propositadamente para receber todas as candidaturas."

Foram os três vencedores a escolherem o ponto de partida de cada autocarro, com o primeiro a sair do Porto rumo ao Meco (Super Bock Super Rock). Da mesma cidade, partiu outro para Vila Nova de Gaia (Marés Vivas) e, por fim, o terceiro autocarro saiu de Lisboa rumo à Zambujeira do Mar (Sudoeste).

"Considerando que, se em cada uma das três viagens, os festivaleiros tivessem seguido em oito carros, esta solução permitiu poupar mais de 250 litros de combustível e 800 quilosde dióxido de carbono", acrescentou Ana Pinho.

Millennials na defesa da sustentabilidade ambiental

"A Prio considera o território da música essencial para comunicar com os jovens; afinal, são eles os nossos futuros consumidores!", destacou a executiva da empresa.

Mais atentos ao tema da crise climática, que invadiu o espectro comunicacional um pouco por todo o Planeta, é normal que os millennials optem por marcas cujos comportamentos cívicos, sociais e ecológicos estejam alinhados com as suas preocupações em torno da sustentabilidade ambiental quando escolhem um produto ou serviço.

"Vemos essa vontade na procura cada vez maior por transportes alternativos aos tradicionais", adiantou, "mas também da forma mais consciente como utilizam o automóvel para não haver um gasto de combustível desnecessário."

Certo é que, do lado da Prio, há o desejo de repetir o passatempo no próximo ano. "Ainda estamos a fazer o rescaldo da iniciativa", explicou Ana Pinho, "mas podemos desde já dizer que, para a primeira edição do Like a Bus, ficámos muito satisfeitos com os resultados obtidos."

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.