Pesquisa
Estarreja vai mesmo fabricar 4x4 inspirado no Land Rover Defender

Chamar-se-á Grenadier o todo-o-terreno que a INEOS Automotive irá produzir a partir de 2021 em Bridgend, no sul do País de Gales, localidade onde ficará a fábrica principal, ao passo de 25 mil unidades anuais.

Estarreja irá receber uma instalação fabril para a produção do chassis e da carroçaria do 4x4 inspirado no Land Rover Defender e no Toyota Land Cruiser, em colaboração com outros fornecedores europeus. A escolha do nome foi decidida após votação do público no portal do projecto, que tem a mesmo designação do futuro modelo.

E, muito provavelmente, o todo-o-terreno irá receber motores BMW, fruto da recente parceria firmada pela INEOS e o construtor germânico, não estando descartada a hipótese de serem fabricados outros modelos em parceria com a Jaguar Land Rover.

A decisão, confirmada esta quarta-feira pela própria INEOS Automotive, poderá resultar, no nosso país, num investimento superior a 300 milhões de euros, dos quase 700 milhões que estão previstos para fabricar o Grenadier, e na criação de 600 empregos directos.

Para o País de Gales, está prevista a criação de 500 empregos embora, numa primeira fase, não ultrapassem os 200 trabalhadores.

Recorde-se que o grupo britânico, liderado pelo multimilionário Jim Ratcliffe, já tinha criado, em Janeiro, a Amazing Wheels. Sediada no centro de negócios de Estarreja, a empresa é liderada por Dirk Heilmann, também responsável pela divisão automóvel da INEOS.

"Confirmar a produção no Reino Unido, bem como o nosso investimento em Portugal, é um marco importante para o projecto", afirmou no comunicado Dirk Heilmann.

"Estamos a progredir de forma positiva no trabalho de design e engenharia do veículo, bem como nos nossos planos de marketing e distribuição."

A decisão de fabricar um 4x4 é já uma ideia antiga de Jim Ratcliffe, devido à paixão que sempre nutriu pelos carros de trabalho, como as primeiras edições do Land Rover Defender.

Fundado em 1998, o grupo INEOS tem como áreas preferenciais as indústrias petroquímica e mineira, tendo virado em 2017 a atenção para o desporto. É actualmente a proprietária do Nice, que milita na liga francesa de futebol.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.