Pesquisa
ProPilot 2.0 da Nissan replicado numa bola de golfe

Uma criança de quatro anos a acertar sempre no buraco de um campo de golfe à primeira tacada, independentemente das condições do terreno.

Como é isso possível, quando o 'hole in one' tem escassíssimas probabilidades de acontecer com um profissional, quanto mais com um reguila que ainda está a aprender a segurar no taco?

Se dissermos que essa bola de golfe integra a tecnologia ProPilot 2.0, desenvolvida pela Nissan para auxiliar na condução de um automóvel, essas dúvidas rapidamente se dissipam. Os engenheiros do construtor nipónico criaram este protótipo para demonstrar as mais-valias daquele sistema.

Todavia, que ninguém pense que a modalidade irá mudar para sempre com esta bola de golfe, já que muito há a fazer até que esta experiência tecnológica se torne uma realidade.

Primeiro que tudo, uma câmara detecta as posições da bola e do buraco onde vai cair antes de o golfista dar a tacada. Mal isso acontece, o dispositivo calcula a melhor rota e vai ajustando a trajectória à medida que a bola rola para o buraco.

A segunda parte da história está no interior da bola de golfe, equipada com um minúsculo motor eléctrico ligado a vários sensores.

Não se sabe se este projecto alguma vez irá entrar em produção, para infelicidade dos muitos golfistas que gostariam de ter esse feito no seu currículo.

Certo é que o ProPilot 2.0, que a Nissan estreou na Skyline, uma berlina concebida para o mercado japonês, já permite a condução semi-autónoma em auto-estrada.

Sem que o condutor tenha de intervir, o sistema conduz de forma automática desde a entrada na auto-estrada até à sua saída.

Mas, para quem gosta de jogar golfe sem 'stress', não seria uma boa ideia que a Nissan avançasse para a produção desta bola?

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.