Estamos em Roterdão, na Holanda, a conhecer o novo MINI Cooper SE, o primeiro MINI totalmente eléctrico. Já o tínhamos visto sob a forma de um protótipo e até decorado com a típica camuflagem que antecipa o seu lançamento, mas só agora o vimos em todo o seus esplendor, apesar de ainda não o termos conduzido.
A MINI apresenta-o como a derradeira arma para a selva urbana e para isso deu-lhe um propulsor eléctrico que produz 135 kW (184 cv) que é alimentado por um "pack" de baterias de iões de lítio com 32.6 kWh de capacidade. O resultado é uma autonomia anunciada que pode variar entre os 235 e os 270 quilómetros, um número que até pode ser considerado baixo se tivermos em conta outras propostas que já estão no mercado.
A aceleração dos 0 aos 100 km/h será cumprida em apenas 7,3 segundos, ao passo que serão necessários somente 3,9 segundos para acelerar dos 0 aos 60 km/h. A velocidade máxima está limitada aos 150 km/h para ajudar a poupar autonomia.
Do ponto de vista estético, o melhor elogio que podemos fazer a este MINI Cooper SE é que ele se parece a qualquer outro MINI. Ainda assim, conta com vários apontamentos que o distinguem dos "irmãos", tais como a grelha dianteira quase fechada, o pára-choques traseiro mais limpo, uma vez que não foi preciso "arrumar" uma ponteira de escape, e, por fim, um conjunto de jantes específicas que não se destaca pelo design como também permite optimizar a aerodinâmica do modelo.
A produção do novo MINI Cooper SE arranca já no próximo mês de Novembro, em Oxford. Porém, a chegada a Portugal só vai acontecer na Primavera do próximo ano. O preço começa nos 34.400 euros.