O mais recente Volvo XC60 está pronto para subir ao palco no Salão Automóvel de Genebra e promete ser uma das grandes atracções. Depois de várias fotos reveladas com pequenos detalhes do carro, sempre sem mostrar muito, a marca sueca mostrou um novo sistema avançado de assistência à condução que afirma fazer do automóvel o mais seguro de sempre.
Para os iniciantes, a Volvo actualizou o programa "City Safety" para agora incluir apoio no volante aliado à travagem automática que pretende evitar uma potencial colisão. Este sistema pode operar quando o carro circula entre os 50 e os 100 km/h.
A trabalhar em conjunto com a assistência de condução está o "Oncoming Lane Mitigation", um sistema que é capaz de alertar o condutor quando se desviar da via de circulação, fazendo o volante voltar o automóvel para onde é suposto. Uma ajuda que pode tornar-se muito importante em casos como sonolência ou outra distracção. Este sistema funciona entre os 60 e os 100 km/h e vem acompanhado também com um sistema de informação para "Blind Spot" que pretende evitar colisões com veículos que se apresentem num ângulo morto.
O director do centro de segurança da Volvo mostrou-se confiante com esta nova tecnologia.
"Temos no novo XC60 todos os pontos fortes da tecnologia de segurança que introduzimos na série 90. Está completamente em linha com a nossa estratégia para desenvolver sistemas de segurança autónomos. A nossa visão é que ninguém será morto ou seriamente ferido num novo modelo Volvo em 2020", afirmou Malin Ekholm.