O novo Volvo S60, o modelo de três volumes e quatro portas, surgiu no início do Verão e será o primeiro Volvo a ser produzido sem a opção de motorização diesel, uma decisão que será extensiva a todos os modelo que vierem a ser lançados.
A partir de 2019 todos os novos Volvo que forem apresentados terão uma versão "hibrida ligeira" que pode estar associada a motores de combustão interna a gasolina ou diesel, seguindo a estratégia de electrificação delineada para o futuro da marca.
"O nosso futuro será eléctrico e não iremos desenvolver qualquer nova geração de motores diesel", afirmou Hakan Samuelsson, o presidente executivo da Volvo. "Progressivamente vamos descontinuar a produção de motores de combustão interna embora eles se mantenham, numa fase de transição no caminho para a electrificação total. O S60 é um novo passo nesse caminho", acrescentou.
A Volvo quer que as suas vendas de veículos eléctricos representem 50 por cento em 2025, um objectivo que passa muito pelo crescimento no mercado chinês, o maior mercado global para este tipo de motores.
A produção do novo S60 está concentrada na fábrica de Charleston, no estado americano da Carolina do Sul. O modelo foi desenvolvido com base na plataforma SPA e irá contar com motores de quatro cilindros Drive-E a par de duas versões hibridas Plug in.