A Volkswagen Motorsport acaba de apresentar o seu mais recente projecto: criar um carro de corrida completamente eléctrico para competir na famosa subida de Pikes Peak, no Colorado (Estados Unido), que se realiza no próximo dia 28 de Junho de 2018.
O objectivo do "braço" de competição da Volkswagen é simples: bater um novo recorde para automóveis eléctricos na chegada à meta desta subida, situada a 4.300 metros de altura. Recorde-se que o recorde para automóveis eléctricos modificados é de 8 minutos e 57,118 segundos do e0 PP100 (em 2016) e do piloto Rhys Millen.
Este novo projecto faz parte da transformação da Volkswagen, que em 2025 quer oferecer até 23 modelos eléctricos e se quer afirmar como principal produtor deste tipo de veículos.
"A subida de Pikes Peak é uma das provas mais famosas do mundo. É um desafio enorme, pelo que é uma excelente ocasião para demonstrar as capacidades das novas tecnologias", afirmou Frank Welsch, responsável pelo Desenvolvimento da fabricante alemã e membro do comité executivo.
Volkswagen vai criar carro de competição eléctrico para conquistar Pikes Peak
"O nosso automóvel de competição eléctrico estará equipado com tecnologias de baterias e de propulsão inovadores. As provas de esforço extremas em Pikes Peak vão dar-nos dados importantes que podemos aproveitar para futuros desenvolvimentos e vão permitir-nos mostrar os nossos produtos e tecnologias associadas", acrescentou.
Este veículo, cujos detalhes técnicos ainda são desconhecidos, está a ser desenvolvido em Wolfsburgo e conta com uma estreita colaboração entre a Volkswagen Motorsport e o departamento de desenvolvimento técnico.
"A corrida de Pikes Peak é um novo começo para nós. Estamos a desenvolver, pela primeira vez, um veículo de competição totalmente eléctrico", afirmou o director da Volkswagen Motorsport, Sven Smeets.
"O projecto é um marco importante para a nova direcção adoptada no campo dos desportos motorizados. A nossa equipa está extremamente motivada por este enorme desafio", acrescentou Smeets. Recorde-se que a última vez que a fabricante de Wolfsburgo entrou na subida de Pikes Peak foi em 1987, com um Golf bimotor que por pouco não alcançou a meta.
Recorde-se que a Pikes Peak International Hill Climb – também conhecida como "corrida até às nuvens" – se disputa desde 1916 e conta com 19,99 quilómetros de extensão e de um desnível de 1.440 metros entre a linha de partida e a meta, que se encontra a 4.300 metros de altura.