No primeiro trimestre de 2017, o lucro do Grupo Volkswagen aumentou 43,9% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo um valor de 3,4 mil milhões de euros.
Estes fortes resultados vêm na sequência dos cortes nos custos da companhia, numa altura em que a empresa sofre com uma política de reestruturação forçada pelo escândalo das emissões poluentes, descoberto no final de 2015, ficando designado como "Dieselgate", e que afectou 11 milhões de carros em todo o mundo.
Dando força a estes números estão as vendas que registaram um aumento de 10,3%, atingindo os 52,2 mil milhões de euros. Dentro do grupo alemão, a Audi (inclui também as marcas Lamborghini e Ducati) deu o maior contributo com um lucro de 1,2 mil milhões. A Porsche atingiu os 932 milhões de euros, seguida da marca Volkswagen que chegou aos 869 milhões. A Škoda continua na sua onda de sucesso garantindo 415 milhões de lucro.
"Os nossos esforços para aumentar a eficiência e produtividade em todas as áreas da empresa estão a dar os seus resultados", afirmou o CEO do Grupo VW, Matthias Müller.