A Volkswagen assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com a Tata Motors. O acordo assinado por Guenter Butschek, director de operações da Tata, e por Matthias Muller, CEO do Grupo Volkswagen, foi oficializado em Genebra.
Esta decisão envolve o fornecimento por parte da marca indiana de uma base para modelos da marca alemã com vista à distribuição de unidades exclusivas para o mercado na Índia. O maior interesse da Volkswagen é a plataforma modular da Tata – a AMP. Após análises realizadas por empresas alemãs de engenharia, a VW acredita que pode utilizar esta base para veículos sem comprometer a segurança ou qualidade e conseguir um baixo custo de produção, algo que não seria possível ao manter a plataforma MQB A0.
A Tata Motors procura reduzir os custos no desenvolvimento da AMP e aplicá-la em tecnologia mais eficiente e moderna, como os sistemas eléctricos da Volkswagen. No acordo também está prevista a colaboração em desenvolvimento de motores e ajustes nos preços para o mercado indiano, já que os modelos da marca alemã chegam a um preço demasiado elevado.