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Vendas de carros electrificados vão continuar em alta

11.02h
 
Vendas de carros electrificados vão continuar em alta

Há más notícias para quem despreza a mobilidade electro-sustentável: as vendas de "eléctricos" e híbridos plug-in deverão representar um quarto das vendas globais de automóveis em 2025

Os dados foram avançados esta quarta-feira pela Agência Internacional de Energia (AIE), que especifica que mais de 17 milhões destes veículos foram vendidos em todo o mundo em 2024, elevando pela primeira vez a sua quota global acima dos 20%.

Quanto aos primeiros três meses de 2025, as vendas de automóveis eléctricos aumentaram 35% em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

"Os nossos dados mostram que, apesar das incertezas significativas, os carros eléctricos continuam numa forte trajectória de crescimento em todo o mundo", sublinhou o diretor executivo da AIE, Fatih Birol, numa declaração que acompanha o relatório.

Todavia, há incertezas particularmente ligadas à evolução do crescimento global e do comércio internacional, em grande parte devido à implementação de sobretaxas alfandegárias pelos Estados Unidos; uma descida sustentada do preço do petróleo também poderá abrandar o crescimento das vendas de viaturas eléctricas.

"Este ano, esperamos que mais de um em cada quatro automóveis vendidos no mundo seja elétrico", acrescentou Birol. Esta proporção deverá aumentar para dois em cada cinco automóveis até ao final da década, à medida" que este tipo de veículos se tornem cada vez mais acessíveis".

Chineses na dianteira

A China continua a liderar a transição para os veículos eléctricos, representando quase dois terços das vendas globais no ano passado, em parte graças aos preços altamente competitivos.

As vendas de automóveis eléctricos e híbridos plug-in aumentaram quase 40% até 2024, atingindo praticamente um em cada dois veículos vendidos, prevendo-se que subam 80% até 2030, de acordo com a AIE.

Na Europa, as vendas destes carros estagnaram, com a queda dos apoios em alguns países, mas também devido à falta de modelos acessíveis. Nos EUA, o crescimento destes modelos abrandou, mas já atingiram cerca de 10% de quota de mercado.

As vendas nas economias emergentes da Ásia, América Latina e África subiram 60% no ano passado, impulsionadas por "incentivos políticos e pela crescente presença de carros eléctricos relativamente acessíveis de fabricantes de automóveis chineses", indicou a AIE.

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