A TomTom, especialista em tecnologia de localização, e a Universidade de Amesterdão (UvA), acabam de lançar um novo laboratório de investigação público-privado. O Atlas Lab vai focar-se na utilização de Inteligência Artificial (IA) para desenvolver mapas HD avançados, altamente precisos e seguros, para veículos autónomos. O laboratório faz parte do ICAI, Centro de Inovação nacional para a IA, localizado no Amsterdam Science Park.
Em parceria com a TomTom, a UvA está a desenvolver pesquisas sobre o uso da IA para criar mapas HD adequados a todos os níveis da condução autónoma. Theo Gevers, um dos Diretores Científicos do Atlas Lab, comenta:
"Na UvA, já estamos a fazer investigação em reconhecimento automatizado de itens em imagens e vídeos. No entanto, o reconhecimento de itens e a criação de mapas em HD em situações altamente complexas, como um carro em movimento, ainda é um grande desafio. Esta colaboração com a TomTom oferece uma dimensão extra para uma nova e desafiante investigação ao nível da IA".
Nos próximo cinco anos, cinco alunos de doutoramento vão trabalhar no Atlas Lab nos projetos que contribuem para reconhecimento automatizado de itens como sinais de trânsito, localização 3D de veículos e combinação de imagens a laser e câmaras LIDAR (deteção e alcance da luz). Para recolher os dados necessários, estão a ser utilizadas carrinhas de mapeamento móvel equipadas com sensores, como sistemas LIDAR e câmaras.
"A TomTom está a quebrar as barreiras na utilização da IA para a criação de mapas HD para carros autónomos", referiu Harold Goddijn, CEO da TomTom.
"Por isso mesmo, precisamos de investigação disruptiva ao nível da tecnologia de IA, razão pela qual vamos colaborar com o departamento líder mundial em IA da UvA. Esta parceria deixa-nos um passo mais próximo de um futuro autónomo com estradas mais seguras, livres de congestionamento e emissões prejudiciais para o ambiente".