Pesquisa
Tome Nota

UE alivia redução de CO2 nos carros novos

18:45 - 27-05-2025
 
UE alivia redução de CO2 nos carros novos

O Conselho da União Europeia (UE) deu esta terça-feira a "luz verde" final a uma proposta para dar mais anos aos fabricantes automóveis para cortarem nas emissões poluentes de novos veículos.

Foi adoptada "uma alteração específica ao regulamento sobre os padrões de dióxido de carbono (CO2) para novos automóveis de passageiros e comerciais ligeiros", concedendo aos construtores "a flexibilidade necessária para cumprir as metas de emissões para 2025".

O regulamento agora alterado prevê que o cumprimento das metas específicas de emissões poluentes pelos fabricantes seja avaliado com base na média do desempenho de cada um ao longo de 2025 a 2027.

As regras actuais estabelecem objectivos anuais, abrangendo períodos de cinco anos, para reduzir as emissões médias de CO2 de todo o parque automóvel europeu.

Está igualmente previsto que, a partir deste ano, seja aplicável um objectivo anual de redução de 15% abaixo dos níveis de 2021 para o período 2025-2029.

Em Março último, a Comissão Europeia propôs uma alteração ao regulamento, visando uma maior flexibilidade sobre as metas fixadas entre 2025 e 2027.

Na prática, a alteração proposta permitirá que os fabricantes cumpram as suas obrigações para os anos de 2025, 2026 e 2027, calculando a média do seu desempenho ao longo do período de três anos, em vez de cada ano de forma separada.

Tal medida permitir-lhes-á equilibrar quaisquer emissões anuais excedentárias, ultrapassando o objectivo no ano ou anos seguintes, tendo assim mais tempo (dois ou três anos) para cumprirem essas metas ambientais.

Contexto de crise

A medida surge num contexto de crise do sector automóvel da UE, resultante da transição para veículos eléctricos, do aumento da concorrência internacional (particularmente da China) e do encarecimento dos custos de produção, sem esquecer as ameaças de pesadas tarifas feitas por Donald Trump.

Recorde-se que esta área emprega cerca de 13,8 milhões de pessoas, correspondente a cerca de 6,1% da força de trabalho total, e representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) da UE.

Em 2022, gerou um valor acrescentado bruto em redor dos 237 mil milhões de euros, e exportações no valor de 235,6 mil milhões euros, com um excedente comercial de 90,6 mil milhões de euros; em 2023 foram fabricados 12,1 milhões de veículos.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.