A Uber anunciou esta sexta-feira, 27 de Março, que está a desenvolver em Portugal uma nova solução B2B para "ajudar a escala e a capacidade logística de retalhistas e empresas de bens de consumo a terem entregas eficazes com a comunidade de motoristas" que viaja com esta plataforma no país.
O Uber Drop-Off, como foi batizado o novo serviço, vai abrir a aplicação para que grandes retalhistas e pequenos comerciantes consigam entregar os seus produtos em casa dos portugueses e, nas palavras do diretor-geral, Manuel Pina, "ajudar os motoristas e parceiros a ultrapassar esta fase difícil" devido à pandemia de covid-19.
Por outro lado, para facilitar a gestão de tesouraria dos mais de 3.000 restaurantes presentes na plataforma, 70% dos quais são independentes, passa a disponibilizar a opção de transferência diária dos valores faturados através da aplicação (dias úteis), em vez da cadência normal de uma vez por semana. E promete "em breve" permitir o mesmo para os entregadores.
Enquanto os utilizadores Uber Eats não têm acesso a produtos de conveniência através da aplicação, outra funcionalidade em que está a trabalhar, removeu a habitual taxa de entrega de refeições até 3 de abril em todos os pedidos. A empresa diz que suporta integralmente esse custo para compensar o encerramento físico dos restaurantes e aumentar o rendimento de quem faz as entregas.
A restrição de lotação e de acesso ao banco dianteiro dos carros ou as entregas de refeições sem contacto foram outras das iniciativas sobre como viajar, entregar e recolher refeições em segurança que já foram implementadas nos serviços prestados pela multinacional da área da mobilidade devido ao novo coronavírus.